DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Moção de Congratulação

 

HISTÓRICO DA UNIPEC
(Por Damaris Amaral)

Em 1960 com mudança da Capital Federal para Brasília, surgiu o Estado da Guanabara, e os profissionais da contabilidade foram surpreendidos com a publicação da Lei n.° 2 de 02/05/1960, que proibia os profissionais de contabilidade de exercerem atividades junto a quaisquer repartições públicas, ficando estes exercícios a cargo dos advogados, despachantes ou o próprio interessado.

Esta attitude do governo trouxe a princípio uma revolta dos profissionais da contabilidade que eram responsáveis por organizar e responsáveis indiretos na renda das empresas gerando impostos ao setor público.

Ary de Jesus Pereira, de saudosa memória, contabilista com escritório em Rocha Miranda, uniu-se a outros 34 contabilistas que com muita garra e carinho reuniram-se e decidiram fundar a Associação UNIPEC em 31/01/1964, conforme ata de constituição, que se oficializou com o registro do Estatuto em 09/02/1965.

As reuniões iniciaram e os problemas foram discutidos semanalmente, e as decisões eram publicadas no jornal “Duas Bandeiras” trazendo repercussão as mais variadas junto ao setor Publico.

A associação editou a revista “REVISTA DA UNIPEC” e mantém uma coluna semanal na “GAZETA DE NOTÍCIAS”, fato que deu grande destaque político ao atual presidente Valmir Araujo Costa na sua administração.

Também gerou representatividade junto ao Conselho Regional de Contabilidade e a criação dos agentes regionais.

Muitos escritórios cederam espaço para que as reuniões tivessem sempre continuidade e assiduidade semanal.

O grupo se unia cada vez mais e programavam jantares de confraternização, campeonatos de futebol entre os escritórios, festas natalinas. Até hoje procuramos seguir este modelo festejando datas esxpressivas, momentos de humor, mágica, etc, trazendo também lazer a uma profissão que por vezes é extressante.

Em 1974 o grupo de associados preocupados por não existir um local definido para a reunião resolveram lançar uma campanha para aquisição da sede própria junto aos escritórios, que foi acatada com sucesso. Em 1984 com arrecadação foi adquirido as salas 1109 e 1111 da Av. Pres. Vargas n.° 1146, que logo após realizado uma obra para adptação para ínicio das atividades, e teve sua inauguração realizada em 29/08/84, com uma brillhante festa e orgulho dos associados.

Em 15/03/2003 na gestão de Nelma Bela foi lançada a campanha do tijolo, que tinha o objetivo de aquisição de mais uma sala, acoplando as existentes. E foi concretizado com aquisição da sala 1110, fazendo um conjunto no mesmo prédio e andar.

A UNIPEC hoje

Os contatos e representatividade junto ao setor público permanecem até hoje, bem como sempre a preocupação da atualização do professional, procurando este atendimento na maior necessidade do exercício professional.

Realizamos reuniões todas as terças-feiras, palestras constants sobre mais variados assuntos de interesse, cursos trazendo a educação continuada, com credenciamento pelo Conselho Federal de Contabilidade, temos também convênio com Conselho Regional de Contabilidade para realização de cursos em parceria em nossa sede. Realizamos parceria com Observatório Social, entidade que zeal pela cobrança dos gastos públicos, quando cedemos nossa sede para reunião e apoiamos o brilhante trabalho realizado.

Ressaltamos hoje a especial participação de todos que voluntariamente exerceram cargos de presidente e diretores nesta casa, no decorrer desses anos, sendo responsáveis pelo sucesso e continuidade da Associação. A todos a nossa Homenagem e gratidão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a