DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Biblioteca

Federação e CNPL realizam no Rio de Janeiro 2ª edição do Curso de Formação Sindical

Eduardo Bimbi, Francisco Antonio Feijó, Luiz Sérgio da Rosa Lopes e Ernesto Parés

Visando aperfeiçoamento e capacitação de representantes sindicais, a CNPL - Confederação Nacional das Profissões Liberais está promovendo Cursos de Formação Sindical em todo o Brasil, oferecendo subsídios técnicos para que as lideranças sindicais possam melhor conduzir suas entidades. A segunda edição do Curso, realizado em parceria com a Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, aconteceu entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro em Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro. A primeira edição foi realizada em São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro, em parceria com a Federação Nacional dos Técnicos Industriais.
No Rio de Janeiro, o curso foi ministrado pelo assessor sindical, radialista, produtor de rádio e televisão e pesquisador econômico e sindical, Ernesto Germano Pares, e coordenado pela Comissão de Formação Sindical, por meio da Escola de Formação Sindical, sob a coordenação do vice-presidente da CNPL, Edson Stefani. Participaram do curso 38 representantes sindicais de diversas áreas, entre eles, contabilistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, administradores, odontólogos, corretores de imóveis e técnicos industriais.
Segundo o presidente da Federação e Secretário Geral da CNPL, Luiz Sergio da Rosa Lopes, o curso foi de grande proveito para os participantes, pois o palestrante abordou temas relevantes que envolvem o sindicalismo no Brasil e no mundo, falando de questões como a história do movimento sindical e como funciona a sociedade moderna, além de promover um interessante debate sobre neoliberalismo, com a participação de todos os presentes. Ao final das exposições, houve ainda um espaço para que os participantes pudessem tirar suas dúvidas, e aprender um pouco mais das lições ensinadas.
O coordenador Pares, cuja experiência em cursos de formação sindical está mais focada em trabalhadores da indústria e comércio, ficou extremamente impressionado com o volume do grupo e o interesse dos profissionais liberais sobre as questões expostas. "A participação foi tão intensa surgiram tantas perguntas que precisei me controlar para não exceder demais à programação. De interagir com esse grupo tão interessado e participativo, nasceu em mim a curiosidade de pesquisar mais profundamente sobre as questões dos profissionais liberais", argumentou.
"O curso foi ótimo, o palestrante espetacular, pois abordou assuntos de forma muito clara, demonstrando ser um grande conhecedor do tema. A CNPL deveria intensificar a promoção desses eventos pois são de grande valia para os dirigentes de entidades", comentou Sérgio Januário de Freitas, vice-diretor cultural do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. "Estou torcendo para que a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, entidade mãe do nosso Sindicato, também promova o curso em São Paulo", comentou Sérgio Januário.
"O instrutor Ernesto Pares foi muito feliz na exposição dos temas, explicou os pontos da história do sindicalismo com uma riqueza impressionante de detalhes e nos transmitiu valiosos conhecimentos", disse Luiz Sérgio.
Participaram da abertura do evento o presidente da CNPL, Francisco Antonio Feijó, o secretário geral Luiz Sergio da Rosa Lopes; os vice-presidentes, Edson Stéfani; Eduardo Bimbi e o suplente Itamar Revoreto Kunert.
O próximo Curso de Formação Sindical ainda não tem data marcada, mas a Entidade pretende realizar outra edição logo no inicio de 2007.

Fonte: Revista da CNPL - Nov/Dez 2006


•  Voltar a Biblioteca
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a