DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Histórico

A FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTA NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, ESPÍRITO SANTO E BAHIA, entidade Sindical de grau superior com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e base territorial nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, é constituída para fins de coordenação, proteção e representação legal dos sindicatos filiados e Contabilistas, e com intuito de colaboração com os poderes públicos e demais associações, no sentido de solidariedade profissional e da sua subordinação aos interesses nacionais.
 

A FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO, foi fundada no dia 06 de março de 1982, tendo como signatários os Sindicatos dos Contabilistas dos Municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda, Nova Friburgo e Espírito Santo, sendo eleito como o Presidente da primeira Diretoria Provisória o Senhor Zeuxis Soares Pessoa.
 

A Carta Sindical da Federação foi expedida, pelo Ministério do Trabalho, em 27 de julho de 1983.

A extensão da base territorial da Federação para o Estado da Bahia, foi deferida em 28 de dezembro de 1984, pelo Ministério do Trabalho, passando, em conseqüência, a denominar-se FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, ESPÍRITO SANTO E BAHIA

A Federação filiou-se à CNPL - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS PROFISSÕES LIBERAIS, no dia 09 de dezembro de 1983, sendo a 14ª Federação filiada à CNPL.

Uma das primeiras Entidades que incentivaram a criação de uma Central que atendesse  às reivindicações dos profissionais Liberais, tendo participado da criação, crescimento, e concluindo com a sua filiação a CENTRAL SINDICAL DE PROFISSIONAIS em 2008  (CSP), que passou a se chamar CSB CENTRAL DE SINDICATOS BRASILEIROS. 

09 (nove) Sindicatos são filiados a Federação:

1. Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro
2. Sindicato dos Contabilistas de Niterói
3. Sindicato dos Contabilistas de Volta Redonda
4. Sindicato dos Contabilistas de Nova Friburgo
5. Sindicato dos Contabilistas de Campos
6. Sindicato dos Contabilistas de Petrópolis
7. Sindicato dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo
8. Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia
9. Sindicato dos Contabilistas de Feira de Santana

                                  PISO SALARIAL PARA TECNICOS EM CONTABILIDADE E CONTADORES NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

A Federação dos Contabilistas no ano de 2001 apresentou uma proposta para fixação do Piso Salarial para Técnicos em contabilidade e Contadores. 

Bastante antiga, a luta pela inclusão deste direito primordial para garantir melhor remuneração ao contabilista começou desde que a Lei Complementar nº 103/2000, delegou aos governantes a iniciativa de propor piso salarial por categoria profissional.

Em  20 de Dezembro de 2007, com a determinação constante da Federação dos Contabilistas nos Estados do RJ, ES e BA e apoio de outros sindicatos do Estado , os profissionais do Estado do Rio de Janeiro , tiveram o êxito esperado e foi instituído no Estado do Rio de Janeiro, o 1º Piso Salarial para Técnicos em Contadores , através de Lei nº 5.168/07 , sancionada pelo Governador Sergio Cabral.

                                                                 30 ANOS DA ENTIDADE

Em 2013 , Dia 27 de julho de 2013, é comemorado pela Entidade os seus 30 (trinta) anos de criação oficial .  Seu selo comemorativo divulgado em seus materiais destacando assim esse periodo de realizações .

                                                           

MEDALHA TIRADENTES 

APROVADA PELA ALERJ (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO )

PELA RESOLUÇÃO Nº 1157 DE 2014 , EM SESSÃO DE  18/09/2014 .

CERTIFICADO DA  MEDALHA TIRADENTES  

 

 

 

FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS HOMENAGEADA PELOS DEPUTADOS ROBERTO HENRIQUES E PAULO RAMOS COM MEDALHA TIRADENTES 

 

 NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 2014 , DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO SINDICATO DOS CONTABILISTAS DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, A FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, ESPIRITO SANTO E BAHIA , FOI HOMENAGEADA COM A MAIOR COMENDA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A "MEDALHA TIRADENTES" .

DE INICIATIVA DOS DEPUTADOS ROBERTO HENRIQUES E PAULO RAMOS A "MEDALHA TIRADENTES" E "CERTIFICADO MEDALHA TIRADENTES"  , FOI ENTREGUE PESSOALMENTE PELO DEPUTADO PAULO RAMOS, REPRESENTANTE  NO ATO DE ENTREGA , DA  ALERJ (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO) AO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO, ESPIRITO SANTO E BAHIA -LUIZ SERGIO DA ROSA LOPES .

VARIOS DIRETORES ESTIVERAM PRESENTES A ESSE MOMENTO ESPECIAL PARA A ENTIDADE E TAMBÉM PARA A CLASSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

 

O PRESIDENTE LUIZ SERGIO DA ROSA LOPES , NO MOMENTO DO RECEBIMENTO DA MEDALHA TIRADENTES.

 

Falece em 28/11/2016 o Presidente Luiz Sergio da Rosa Lopes, que esteve a frente da Entidade em vários mandatos desde 1982 a 2016 , tendo em seu mandato aquirido a Sede da Av. Francklin Roosvelt, 115 - 10º andar e posteriormente a mudança e aquisição da sede da Av.Presidente Vargas, nº 502 - 8º andar - Centro /RJ

 

Em 27 de Julho de 2017 a Entidade completa seus 34 anos de existência 

e comemora no dia 31 de julho de 2017 ,com a presença de seu primeiro Presidente José Augusto de Carvalho e a Presidente atual na data Sandra Regina Rodrigues T. Maciel e a futura Presidente eleita em 20/07/2017 , para o mandato 01 de agosto de 2017 a 31 de Julho de 2021 , Sra. Lygia Maria Vieira Sampaio.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a