DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Não deixe de ler

Dataprev recebe no Rio de Janeiro certificado de Empresa Cidadã 2015

A Federação dos Contabilistas nos Estados do RJ, ES e BA , esteve representada nesse evento ,para prestigiar as Empresas e homenageados pelo Diretor Vice-Presidente José Rubens do Amaral 

A Dataprev recebeu na última quarta-feira (27) o certificado de Empresa Cidadã 2015, concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), em cerimônia realizada na sede da Fecomércio-RJ. A certificação atesta que as informações contábeis da empresa relativas ao exercício de 2014 alcançaram os requisitos de qualidade estabelecidos pelo CRC-RJ, assim como reconhece e valoriza suas ações socioambientais e suas práticas de responsabilidade social. De 75 empresas inscritas, de diversos segmentos da economia brasileira, 61 receberam a certificação. Este foi o primeiro ano em que a Dataprev se inscreveu.

"A Dataprev há muitos anos tem ações pautadas na sustentabilidade e na responsabilidade socioambiental. Já tínhamos esse intuito de ser uma empresa cidadã e agora recebemos a certificação de um órgão que avaliou esse trabalho, relatado por meio do nosso balanço social", ressaltou a diretora de Pessoas, Janice Brutto, que representou a empresa na cerimônia de entrega do certificado. "Acreditamos também que os empregados estão mais conscientes. Não há como promover a responsabilidade socioambiental sem a participação de todos", completou.

Jorge Sebastião (à esquerda) e Janice Brutto recebem diploma e certificado entregues por Natan Schiper, da diretoria da Fecomércio

No mesmo evento, o gerente do Departamento de Gestão Contábil (DEGC), Jorge Sebastião, recebeu o Diploma Mérito Contábil - Empresa Cidadã, prêmio instituído em 2010 para premiar os profissionais que se destacaram na elaboração das informações contidas nos balanços das organizações certificadas. Jorge Sebastião recebeu o prêmio no mesmo dia em que completou 28 anos de trabalho na Dataprev.

O coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, Marco Aurélio Guilherme da Silva, também participou do evento. A área é responsável pela produção do Balanço Social da empresa, que reúne as ações conduzidas de acordo com a Política de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev. A política, por sua vez, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, consolidar valores, práticas e comportamentos empresariais socialmente responsáveis, promovendo o exercício da cidadania e colaborando para a formação de uma sociedade justa, sustentável e solidária.

Jorge Sebastião, Janice Brutto e Marco Aurélio, na cerimônia de entrega do certificado, no Rio de Janeiro

A premiação é realizada em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o Sistema Fecomércio/RJ e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No processo de certificação das empresas,  são avaliados quesitos como transparência, balanço social, demonstrações contábeis, valores de investimentos em Recursos Humanos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e aplicação dos recursos.

Criada em 2002, a certificação de âmbito nacional reconhece boas práticas de responsabilidade social e ambiental, além de demonstrações financeiras precisas, em empresas brasileiras de todos os portes. As grandes empresas são certificadas de acordo com o Balanço ou Relatório Socioambiental e das Demonstrações Contábeis do exercício de 2014. As pequenas e médias são avaliadas com base em formulário disponível no site do CRC/RJ,  preenchido pelas instituições inscritas.

Há 13 anos, essa ação incentiva as empresas a aprimorarem suas informações socioambientais. As instituições submetem seus relatórios socioambientais e demonstrações contábeis à avaliação dos professores de mestrado e doutorado da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Os mestrandos analisam se as informações atendem aos requisitos para serem certificadas.

Recebem certificado as instituições que obtêm nota acima de 50% da pontuação estabelecida no regulamento do CRC/RJ. No ano passado, das 74 instituições de todo país que se inscreveram para obter a certificação e 69 receberam o certificado. Os organizadores do eventos observam que nos últimos anos as empresas têm fornecido relatórios com notas explicativas muito mais detalhadas. Através da Lei 11.941/09, os relatórios seguem o International Financial Reporting Standards (IFRS), padrões internacionais utilizados por muitos países, a exemplo da China, Austrália, Japão, Canadá. Rússia e a Comunidade Europeia. 

Fonte :   Noticia extraída do Site Dataprev

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a