DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Não deixe de ler

Comissão de Integração Sindical do CFC se reúne em São Paulo

Comissão de Integração Sindical do CFC se reúne

  • Por Maristela Girotto

Comunicação CFC

Os membros da Comissão de Integração Sindical, criada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Portaria CFC nº 29, de 3 de março de 2017, reuniram-se nesta segunda-feira (9), em São Paulo.

Esta foi a terceira reunião da Comissão, que tem por objetivo debater ações que visem à integração e ao fortalecimento das entidades sindicais e associativas da área contábil e que promovam a cooperação entre as entidades, o Sistema CFC/CRCs e demais segmentos da profissão. Além disso, o grupo foi criado com a finalidade de desenvolver ações de conscientização e de incentivo para o aprimoramento técnico-cultural e para uma maior participação dos profissionais da contabilidade na vida social e política do país.

Entre os itens discutidos na reunião estão: a análise da minuta do Manual de Processos dos Sindicatos, elaborado por Santa Catarina e Minas Gerais; o realinhamento de ações e apresentação de novas alternativas sobre a contribuição sindical; a discussão das novas regras, tabelas e limite de enquadramento no Simples Nacional; e a estruturação de um curso de assistente contábil (fiscal e trabalhista) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina.

Na abertura do trabalho, o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, destacou a importância das discussões do grupo para a valorização da profissão contábil. Ele representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, na reunião.

O vice-presidente também deu retorno ao grupo sobre as solicitações da Comissão que haviam sido dirigidas ao CFC; apresentou as atividades que vêm sendo realizadas com a participação dos profissionais da área, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), do Movimento de Combate a Corrupção, dos Observatórios Sociais e outras. Bezerra mencionou ainda a possibilidade de os sindicatos e as federações se credenciarem como capacitadoras no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, obedecendo-se as normas estabelecidas pelo Programa.

Além de Joaquim de Alencar Bezerra Filho, participaram da reunião os integrantes da Comissão: Rogério Marques Noé, coordenador da Comissão de Integração Sindical do CFC e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG); Lygia Maria Vieira Sampaio, presidente da Federação dos Contabilistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia; Renato Nerio Pavione, presidente da Federação dos Contabilistas de Minas Gerais; Divanzir Chiminacio, presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná; Glicerio Claristo Bergesch, presidente da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Rio Grande do Sul; Manoel de Oliveira Maia, presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; Milton Pessoa Cavalcante, presidente da Federação dos Contabilistas do Norte e Nordeste; Tadeu Oneda, presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina; e Wilson Pereira Machado, presidente da Federação dos Contabilistas do Centro-Oeste.

Como convidados, participaram das discussões Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), e o primeiro secretário de Finanças da CNPL, José de Souza.

 

OB.: PRIMEIRA REUNIÃO DE PARTICIPAÇÃO DA NOVA PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS NOS ESTADOS DO RJ, ES E BA - MANDATO 2017 2021 - LYGIA MARIA VIEIRA SAMPAIO  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a