DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Previdência atrapalha

 

 O eterno adiamento da reforma da Previdência demonstra que o governo não está preocupado com o avanço da dívida bruta em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). A diferença entre o que se arrecada com o que se gasta em benefícios pesa na avaliação do risco Brasil. A conclusão é do ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto.

Segundo ele, a "situação da Previdência é crítica porque a revolução demográfica já aconteceu; estamos ficando velhos". Isso significa que é necessário estabelecer um sistema previdenciário equilibrado, no qual haja harmonia entre as contribuições e os desembolsos. "Se as pessoas vão viver 80 anos, não podem ir para casa aos 45", disse o ex-ministro. O deficit previdenciário ao fim de 2012 era de R$ 42,3 bilhões, 9% maior do que no ano anterior. Os benefícios pagos no período corresponderam a 7% do PIB. Com o envelhecimento da população, a tendência é que o percentual aumente.

O descompasso entre o que entra e o que sai dos cofres da União aumenta a dívida bruta do país em relação ao PIB, que atualmente está em torno de 60%, e foi um dos motivos citados no relatório da agência de classificação de risco Moody"s para rebaixar a nota de crédito do Brasil de positiva para estável.

Correio Braziliense - 04.10.2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a