DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Serviços públicos serão disponibilizados por meio de aplicativos para celulares e tablets

 GDF investiu, até o momento, R$ 4,5 milhões no desenvolvimento dos programas

Para modernizar a oferta de serviços públicos, técnicos do GDF desemvolvem novos aplicativos para celulares e tablets para modernizar a oferta de serviços públicos. As ferramentas - denominadas "Agente Cidadão, eServiço, eVisitante e eFiscal" –  serão lançadas ainda no primeiro semestre deste ano e receberam, até agora, R$ 4,5 milhões em investimentos. 

Segundo Renata Dumont, subsecretária da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), a iniciativa é inédita no Brasil. 

— Vamos facilitar o acesso das pessoas a informações do governo e serviços como, por exemplo, localizar hospitais e efetuar pré-matrículas na rede pública de ensino. 

De acordo com a subsecretária, o projeto é inspirado em Boston, Estados Unidos, e já está em andamento há seis meses, com testes para o "eVisitante" e o "Agente Cidadão". 

O primeiro, "eVisitante", foi projetado para disponibilizar o endereço dos postos policiais, delegacias, batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro, escolas públicas, restaurantes, rede de hospitais e unidades de saúde. O objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem o endereço dos serviços mais rapidamente. 

Já o "Agente Cidadão" será uma ferramenta que permitirá ao usuário registrar informações sobre a necessidade de serviços, como colocação de iluminação e pavimentação de ruas. Para isso, o interessado deverá fazer uma foto do local e encaminhar para o sistema, que executará o georreferenciamento com GPS constando data, hora e endereço. 

Conforme Renata, o governador terá acesso à lista de serviços mais demandados pela população em tempo real, em sua sala de monitoramento, que fica no gabinete. Para ela, essa é uma forma de identificar os problemas e agir com celeridade. 

Em outro aplicativo, denominado "eServiço", será possível solicitar serviços de várias áreas do governo, como religamento de energia elétrica para a Companhia Energética de Brasília (CEB), ou cadastramento para realizar matrícula escolar na Secretaria de Educação. 

A última ferramenta, o "eFiscal", também em fase de desenvolvimento, será utilizada por servidores do governo. Com o aplicativo, um agente de vigilância sanitária poderá fazer uma notificação, em tempo real, no sistema, sobre um estabelecimento que está vendendo alimento vencido. A subsecretária destacou que, para entrar em funcionamento, os aplicativos precisam ser interligados à rede de informações de todos os órgãos do GDF. 

— Agora, estamos trabalhando para fazer essa integração, o que é um pouco demorado. Também estamos reunindo as informações de cada área para abastecer o sistema de aplicativos. 

Depois do lançamento, os aplicativos estarão disponíveis, de forma gratuita, nas lojas virtuais da Apple, Windows e Microsoft.

Fonte: R7 – 20/02/2014 / JC Contabilidade

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a