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Demanda por crédito cai 9,6% em fevereiro com relação a janeiro

 Procura menor é justificada por juros e inadimplência em alta, segundo dados da Serasa Experian

O brasileiro está com o pé atrás e diminuiu a contratação de empréstimos no mês passado. A demanda do consumidor por crédito recuou 9,6% em fevereiro com relação a janeiro, segundo dados da Serasa Experian. Na comparação com fevereiro de 2013, no entanto, houve alta de 1%. Nesse caso, o avanço é atribuído ao deslocamento do feriado do carnaval, que neste ano ocorreu em março.

Por meio de nota, os economistas da Serasa Experian informaram que a queda na margem registrada em fevereiro reflete “uma conjuntura de fraca demanda do consumidor por crédito”. Nesse cenário, eles citam taxas de juros cada vez mais altas e a inadimplência que, embora tenha recuado ligeiramente em 2013, ainda permanece em patamar elevado.

Ainda na comparação mensal, as maiores quedas na demanda por crédito ocorreram nas camada de renda mais baixa – recuo de 12,4% para os consumidores com rendimento mensal de até R$ 500 por mês e queda de 11,3% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1 mil. Nas faixas de R$ 1 mil a R$ 2 mil e de R$ 2 mil a R$ 5 mil reais mensais, houve alta de 1,1%. E a expansão para aqueles que ganham entre R$ 5 mil e R$ 10 mil chegou a 1,4%. Na faixa de renda mais alta pesquisada pela Serasa Experian, acima de R$ 10 mil, a expansão foi de 1,1%.

As regiões Sul, Norte e Nordeste concentraram a diminuição da demanda do consumidor por crédito no segundo mês do ano em relação ao primeiro, com quedas de 15,5%, 14,2% e 14%, respectivamente. No Sudeste a retração foi de 5,9%, enquanto no Centro-Oeste, a queda foi de 5,2%.

Mais conscientes na hora de gastar

Apesar de estarem mais cautelosos para contratar empréstimos, pesquisa eletrônica da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostrou que 93% dos consumidores brasileiros estão mais preparados para tomar decisões de compra do que há quatro anos.

Além disso, o levantamento indicou que, em relação a 2010, 84% dos consumidores estão mais conscientes sobre seus direitos e 65% sentem-se mais respeitados pelas empresas. A relação com o crédito também evoluiu de forma positiva na opinião dos participantes ouvidos pelos pesquisadores da Boa Vista: 80% declararam que o acesso está mais fácil hoje, se comparado há quatro anos, enquanto 20% informaram que está mais difícil.

“A pesquisa mostra um amadurecimento do consumidor, sobretudo em relação ao uso do crédito e ao consumo. E essa evolução pode estar associada a um conjunto de fatores como mais acesso à informação, intensificação de ações de educação financeira por parte de agentes do mercado, e mais oportunidades de planejamento e de controle”, afirmou, por meio de nota, Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços. Segundo ele, a sociedade tem promovido o debate sobre essas questões e isso tem gerado mais conscientização. “O consumidor mostra-se cada vez mais protagonista de sua vida financeira, o que é muito saudável”, avalia. O levantamento da Boa Vista foi feito com 967 pessoas, entre 10 de fevereiro e 5 de março.

Site: em.com.br – 18.03.2014


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