DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Mantega diz que crítica à produtividade do trabalhador ofende o Brasil

 Segundo o ministro, o texto ofendeu o país ao classificar o trabalhador brasileiro de preguiçoso

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou como "despautério" reportagem da revista britânica The Economist que critica a estagnação da produtividade do trabalhador brasileiro nas últimas cinco décadas. Segundo ele, o texto ofendeu o país ao classificar o trabalhador brasileiro de preguiçoso.
“O artigo é um despautério. Coloca o trabalhador brasileiro como preguiçoso. Acho que eles não conhecem nada do que está acontecendo. Nos últimos 50 anos, fizemos uma revolução no país. [O texto] ofende a nacionalidade brasileira. Diz que o trabalhador não gosta de trabalhar e sim de se divertir”, declarou o ministro em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil.
Segundo Mantega, a economia brasileira cresceu 17,7% de 2008, ano em que começou a crise econômica internacional, a 2013. O Reino Unido, país-sede da revista, registrou retração média do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 2% no mesmo período. “Com que autoridade, eles vêm falar disso no Brasil? Ou eles não conhecem [a realidade do país], ou estão de má vontade”, criticou.
Na avaliação do ministro, o Brasil saiu-se relativamente bem em relação às economias avançadas porque o país promoveu a política anticíclica, aumentando os gastos públicos e reduzindo impostos, para estimular a economia. “Poderíamos ter feito a política convencional de reduzir o gasto e aumentar o desemprego. Aqui, não. Optamos por fazer uma política de retomada do crescimento, com reduções tributárias e aumento do crédito. Com essas medidas, nos recuperamos rapidamente”, acrescentou

Comandado pelo jornalista Paulo Moreira Leite, o Espaço Público estreou nesta terça-feira na TV Brasil. Com uma hora e meia de duração, linguagem jornalística e pautas relevantes, o programa semanal vai receber personalidades das áreas de economia, política, cultura, saúde, segurança, tecnologia, comportamento e cotidiano, para discutir temas que afetam a vida da maioria da população.
Voltado para o cidadão, o programa pretende convidar os telespectadores a participar ativamente dos debates. O Espaço Público apresenta novas formas de interação para que o espectador demande, critique, sugira e participe. O programa levará ao ar ainda reportagens especiais e mostrará opiniões de especialistas para aprofundar a discussão dos grandes temas da atualidade.
Com mais de 40 anos de jornalismo, o apresentador, Paulo Moreira Leite, foi repórter do Jornal da Tarde e da Folha de S.Paulo e correspondente internacional da revista Veja e do jornal Gazeta Mercantil. Atualmente, é diretor da sucursal de Brasília da revista Isto É. O Espaço Público tem também como entrevistador o jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Florestan Fernandes. Na estreia, o programa tem ainda a participação da jornalista Leandra Peres, do jornal Valor Econômico.

Fonte: Agência Brasil -  07/05/2014

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a