DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Cerca de 60% da população mundial acredita erronaemente que o mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento

Por SEGS

Para 71% da população, o governo tem a responsabilidade de ajudar a encontrar uma cura ou forma de prevenção do Mal de Alzheimer

Mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro dá início a um diálogo mundial sobre a realidade do Mal de Alzheimer e a necessidade urgente de se tratar a crise da doença

O Alzheimer é uma doença fatal e progressiva que afeta pelo menos 44 milhões de pessoas no mundo todo, apesar de ser pouco compreendida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Alzheimer's Association® em 12 países, 59% dos entrevistados acreditam erroneamente que o Mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento; 40% não acreditam que a doença seja fatal. Durante o mês inaugural da 'Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro', em junho, a Alzheimer's Association dá início a um diálogo mundial sobre a crise da doença, pedindo que pessoas do mundo todo usem o cérebro para combater a doença.

A pesquisa - realizada na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Alemanha, Japão, Índia, México, Nigéria, Arábia Saudita e Reino Unido - constatou que 37% dos entrevistados acreditam erroneamente que seja preciso ter histórico familiar do Mal de Alzheimer para que se corra o risco de manifestá-lo. O relatório Fatos e Números sobre o Mal de Alzheimer, da Alzheimer's Association, lançado em março, descobriu que cerca de 1/4 (24%) dos norte-americanos têm a mesma crença errônea de que o avançar da idade representa o maior fator de risco do Mal de Alzheimer.

"O Mal de Alzheimer é uma doença devastadora que furta pouco a pouco a independência e, posteriormente, a vida", conta Harry Johns, presidente e diretor executivo da Alzheimer's Association.

"Infelizmente, o Mal de Alzheimer não tem limites. Todas as pessoas que têm cérebro correm o risco de ter Mal de Alzheimer. É por isso que todas as pessoas que têm cérebro precisam participar da luta contra a doença".

Apesar da falta de compreensão sobre a gravidade do Mal de Alzheimer, ela ainda é uma das doenças mais temidas. Interrogados sobre qual doença ou problema de saúde mais temiam contrair, 1/4 dos entrevistados apontou o Alzheimer (23%), que ficou atrás apenas do câncer (42%). Interrogados sobre qual doença ou problema de saúde mais temiam contrair, 1/3 dos entrevistados do Japão (34%), Canadá (32%) e Reino Unido (33%) responderam Alzheimer. Quando as prioridades de saúde eram levadas em consideração, 96% dos entrevistados responderam que ser autossuficiente e não depender dos outros - algo inevitável com o avanço do Mal de Alzheimer - são fatores importantes. Também apontaram como importante a possibilidade de conseguir pagar por cuidados de longo prazo (88%) e cuidar de pais idosos em casa (86%). Preocupações como essas são quase universais. 98% dos norte-americanos consideraram importante ser autossuficiente e não depender dos outros, assim como conseguir cuidar de pais idosos em casa (91%) e pagar por tratamento de longo prazo (89%), de acordo com o relatório Fatos e Números da Alzheimer's Association.

Responsabilidade do governo

A menos que algo seja feito para mudar o quadro, o predomínio mundial do Mal de Alzheimer e outras demências irá disparar para 76 milhões de pessoas até 2030 e por em risco economias do mundo todo. A maioria dos entrevistados (71%) afirma que o governo tem a responsabilidade de ajudar a encontrar uma cura ou maneira de se prevenir o Alzheimer.

"Mesmo havendo uma clara e enorme falta de conhecimento, a população mundial ainda reconhece a ameaça imposta pela crise do Alzheimer e responsabilizam o governo pela prevenção e descoberta da cura", conta Johns. "O governo federal dos Estados Unidos e dos países do G7 se comprometeram a prevenir e tratar o Mal de Alzheimer com eficácia até 2025. Precisamos responsabilizar nossos líderes pelos investimentos na pesquisa necessária para cumprirmos essa meta".

Detalhamento por país e idade

 A crença errônea de que o Mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento foi maior na Índia (84%), Arábia Saudita (81%) e na China (80%).

 No Reino Unido e no México o a crença de que o Alzheimer não constitui um elemento comum do envelhecimento foi maior (62%). No entanto, 37% e 38% dos entrevistados, respectivamente, ainda não tinham as informações corretas.

Mais da metade das pessoas entrevistadas na Alemanha (56%), no México (55%) e no Brasil (53%) não sabe que o Mal de Alzheimer é fatal.

 Enquanto 40% não tinham as informações corretas, o número de pessoas que concordaram com a afirmação de que o Mal de Alzheimer é fatal foi maior nas faixas entre 18-34 anos (60%), 35-44 anos (61%) e 45-44 anos (58%) do que entre pessoas com 60 anos ou mais (53%).

Envolva-se

Durante o mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro, pessoas do mundo todo se unirão em um dia especial para aumentar a conscientização e angariar fundos para a luta contra a doença. Em 21 de junho, as equipes participarão do The Longest Day®, evento que vai do nascer ao pôr do sol para honrar a força, a paixão e a resistência daqueles que vivem com o Mal de Alzheimer e de seus cuidadores. Para montar uma equipe ou participar de uma, visite alz.org/thelongestday.

Outras maneiras de se juntar à luta contra o Mal de Alzheimer durante o mês de junho:

Compartilhe os fatos - Poste e envie tweets sobre o Mal de Alzheimer e o risco cerebral durante todo o mês. Se você tem cérebro, então já tem o risco de sofrer de Alzheimer.

 Participe nas redes sociais - Deixe o Facebook roxo usando a imagem END ALZ como sua foto de perfil.

 Adote o roxo - Vista-se de roxo durante todo o mês, principalmente no sábado, 21 de junho, o dia mais longo do ano, para demonstrar seu apoio às pessoas que, todos os dias, enfrentam os efeitos devastadores do Mal de Alzheimer.

Use seu cérebro para aprender sobre o Mal de Alzheimer - Faça o Tour do Cérebro no site alz.org (disponível em 15 idiomas).

Sobre Metodologia da Pesquisa

A Pesquisa Internacional do Mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro foi realizada pela Abt SRBI. No total, 6.307 adultos com 18 anos ou mais fizeram parte da pesquisa, nos idiomas locais, entre 22 de maio e 4 de junho, de três maneiras:

1) Pesquisas que foram realizadas por amostragem de grupos on-line na Austrália (n = 500), Brasil (n = 501), Canadá (n = 500), Dinamarca (n = 533), Alemanha (n = 501), Japão (n = 500), México (n = 502), Arábia Saudita (n = 500) e Reino Unido (n = 500). As amostras de grupos on-line foram colhidas por meio de várias repetições proporcionais à idade e ao sexo dos grupos e áreas de contingente foram utilizadas para minimizar desvios por idade e gênero. Para essas amostras obtidas pela internet, a margem de erro para cada país é de aproximadamente 5,1%.

As pesquisas foram realizadas por telefone e por meio de amostragem de discagem aleatória de dígitos (RDD, na sigla em inglês) de domicílios com telefone fixo e celular na China (n = 500) e Índia (n = 500) por empresas nacionais de pesquisa de mercado, todas sob a direção da Abt SRBI. As perguntas da pesquisa foram reunidas por meio de uma pesquisa omnibus em cada país. As amostras finais são amostras baseadas em probabilidade, mas demograficamente estão distorcidas. A amostra da China é desproporcionalmente urbana e representa exageradamente a faixa de jovens adultos. A amostra na Índia é quase totalmente urbana e não representa adultos mais velhos. A margem de erro de amostragem para cada é de, aproximadamente 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos em um nível de confiança de 95%.

2) A pesquisa na Nigéria (n = 500) foi realizada presencialmente nos domicílios dos entrevistados por meio do conjunto de amostragem de populações urbanas e seleção aleatória de domicílios e indivíduos neste universo de domicílios. As perguntas da pesquisa foram reunidas em uma pesquisa omnibus. As entrevistas resultantes compõem uma amostragem baseada em probabilidade e amostragem significativa da população urbana da Nigéria. A margem de erro da amostragem é de, aproximadamente 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Sobre a Alzheimer's Association

A Alzheimer's Association é uma organização voluntária e líder mundial voltada para cuidados, apoio e pesquisa no que tange ao Mal de Alzheimer. Sua missão é eliminar o Alzheimer por meio do avanço da pesquisa, fornecer e aprimorar os cuidados e apoio para todos os afetados e reduzir o risco de demência por meio da promoção da saúde do cérebro. Sua visão: um mundo sem Alzheimer.

Para mais informações sobre o Mal de Alzheimer e o mês inaugural da Conscientização sobre o Mal de Alzheimer e o Cérebro, visite www.alz.org/abam

Fonte:  SEGS / Gestão Sindical – 24.06.14

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a