DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Brasil e Japão firmam acordos de cooperação no setor privado

O Brasil e o Japão firmaram quatro atos de cooperação entre os setores privados dos dois países. Na presença da presidente Dilma Rousseff e do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi firmado, na última sexta-feira, um acordo de empréstimo de até US$ 200 milhões para a Amaggi Exportação e Importação Ltda., segurado pela Nippon Export and Investment Insurance (NEXI).

O empréstimo virá do Sumitomo Mitsui Banking Corporation, de acordo com o Ministério de Relações Exterior (MRE), e servirá para projetos agrícolas de soja, milho e outros grãos.

Também foi assinado um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação na área de mineração entre a Vale e a Japan Oil, Gas and Metals Corporation (JOGMEC). Segundo ementa distribuída pelo MRE, o acordo tem como objetivo a cooperação em carvão e tecnologia de minas e a finalização do projeto de Xixano, em Moçambique.

O último memorando do setor privado assinado envolve a Universidade Federal de Pernambuco, o estaleiro Atlântico Sul e a IHI Corporation, para cooperação para ensino de engenharia naval.

Diplomacia

A presidente Dilma Rousseff disse que o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está vendo em sua viagem "um Brasil economicamente sólido, com mais igualdade social, comprometido com a sustentabilidade". Dilma e Shinzo Abe lembraram, em seus discursos, que em 2015 os dois países celebrarão 120 anos das relações diplomáticas, comerciais, econômicas e culturais.

Dilma propôs que essa data seja marcada com "intensificação do diálogo político, com aumento dos aportes japoneses no Brasil e presença econômica brasileira no Japão, além da ampliação do comércio bilateral e maior aproximação cultural e científica". Para a presidente, tais iniciativas servirão para "reforçar relações" e "renovar o ânimo" bilateral.

"Agora que o Japão está crescendo de novo, podemos crescer com outras nações", declarou Abe. "As empresas japonesas estão atentas ao Brasil e têm grandes expectativas", afirmou.

Parceria Estratégica

Já o primeiro-ministro japonês, após lembrar que seu avô e seu pai já estiveram no Brasil como representantes do governo, citou que os dois países mantêm "muitas coisas parecidas". Ele citou o sucesso que o churrasco brasileiro faz no Japão, assim como os quadrinhos do tipo mangá fazem no Brasil. Shinzo Abe propôs uma "parceria global estratégica".

O primeiro-ministro do Japão embarcou na sexta-feira para São Paulo, onde participou de reunião com empresários brasileiros. Dilma, após encerramento do almoço, embarcou para Montes Claros, Minas Gerais, onde manterá encontro com prefeitos da região e depois, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará do lançamento da candidatura ao Senado pelo PMDB de Josué Alencar, presidente da Coteminas. O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo mineiro, também estará no palanque ocasião.

Fonte: DCI / Gestão Sindical -  04/08/2014  

 

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a