DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Anatel lança centro para monitorar telefonia celular

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou, nesta segunda-feira, 3, o centro integrado de monitoramento das redes, uma espécie de vigia da qualidade e do fornecimento dos serviços móveis de voz e dados. Por meio de um grande telão similar aos de centros de segurança de grandes cidades, o órgão regulador consegue monitorar em tempo real as interrupções do serviços de todas as antenas de telefonia celular do País.

O sistema é alimentado com dados enviados pelas próprias empresas, com um intervalo entre 5 e 30 minutos entre as ocorrências de interrupção do serviço de cada antena. A partir dessas informações, são atualizados os mapas nacionais de interrupções e de risco de cada empresa. Além disso, o centro também elabora mapas de qualidade do serviço de cada operadora, baseado em dados compilados mensalmente, que também estão disponíveis aos usuários por meio de um aplicativo lançado pelo órgão regulador.

"O objetivo do centro é poder monitorar o status das redes e não quebrar sigilo das comunicações. A monitoração da infraestrutura crítica - grandes entroncamentos de rede - é fundamental para momentos de enchentes e catástrofes, para alteração rotas de comunicação por parte das empresas", afirmou o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente. "O sistema também consegue detectar quando determinado trecho da rede está chegando perto de um congestionamento", completou.

O sistema já havia funcionado durante a Copa do Mundo nas cidades que sediaram as atividades ligadas ao torneio. De acordo com Valente, até o fim do primeiro semestre de 2015, o monitoramento será estendido para outros serviços, como o de telefonia e banda larga fixa.

Além do centro de monitoramento terrestre em Brasília, a Anatel também montou um centro de monitoramento satelital no Rio de Janeiro. Localizado na Ilha do Governador, o centro conta com oito grandes antenas para rastrear todos os equipamentos em atividade no arco orbital brasileiro, detectando eventuais satélites não autorizados a atuar nesse espaço

Fonte: DCI- Diário Comércio e Indústria – Por: Estadão Conteúdo – Segunda-feira,03 de Novembro de 2014


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a