DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

EUA e Cuba iniciam encontro histórico para selar reconciliação

Autoridades vão revisar convênios migratórios em reunião nesta quarta.
Encontro preparará a retomada das relações diplomáticas.

Estados Unidos e Cuba revisarão nesta quarta-feira (21) em Havana os convênios migratórios no início da histórica reunião de dois dias que preparará a retomada das relações diplomáticas, depois de deixarem para trás meio século de inimizade.

"Nossa mudança de política em relação a Cuba tem o potencial para acabar com um legado de desconfiança em nosso hemisfério", disse o presidente americano, Barack Obama, em seu discurso sobre o Estado da União na noite de terça-feira, cinco semanas depois de anunciar uma aproximação com a ilha, celebrada pelo mundo inteiro.

"Estamos colocando fim a uma política que deveria ter terminado há tempos. Quando uma pessoa faz algo que não funciona durante 50 anos é hora de testar algo novo", acrescentou Obama, que pediu ao Congresso que comece a trabalhar neste ano para levantar o embargo econômico à ilha, em vigor desde 1962.

Nestas negociações, as primeiras de alto nível desde 1980, as duas partes fixarão um mapa do caminho para a normalização das relações e a reabertura das embaixadas, com o objetivo de enterrar o último resquício da Guerra Fria na América.

A sessão de quinta-feira será liderada pela subsecretária de Estado para o Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e pela diretora dos Estados Unidos da chancelaria cubana, Josefina Vidal.

"Cuba vai a estas negociações com um espírito construtivo, de diálogo, de respeito, sem prejuízo de sua soberania", antecipou um funcionário da chancelaria cubana citado por meios de comunicação locais.

O último funcionário de alto escalão americano que visitou a ilha comunista foi o subsecretário de Estado Peter Tarnoff, em 1980.

Tarnoff fez três viagens, nas quais falou com Fidel Castro, agora com 88 anos e afastado do comando desde 2006, que foi o grande ausente da histórica reconciliação entre os dois países.

Dois temas preocupam particularmente Havana: o embargo e a permanência de Cuba na lista americana de países que patrocinam o terrorismo, o que priva a ilha de créditos internacionais.

Washington disse que a revisão da lista está em processo e que Cuba pode ser retirada antes da reabertura das embaixadas, fechadas em 1961 após a ruptura de relações diplomáticas.

Os Estados Unidos advertiram, no entanto, que manterão seu compromisso com os direitos humanos na ilha.

Revisão de convênios migratórios
Nesta quarta-feira os dois países revisarão os acordos migratórios assinados após a crise dos balseiros de 1994, que preveem a entrega por parte de Washington de 20.000 vistos anuais de migração a cubanos e a repatriação dos balseiros interceptados no mar.

A revisão destes convênios será liderada pelo subsecretário adjunto para o Hemisfério Ocidental, Edward Alex Lee, e por Josefina Vidal.

Os dois dias de reuniões irão ocorrer no Palácio de Convenções de Havana.

As viagens entre os dois países aumentaram nos últimos dois anos, depois que o presidente cubano, Raúl Castro, eliminou os obstáculos para que seus cidadãos viajem ao exterior, e que Washington flexibilizou a entrega de vistos aos cubanos.

Lei de ajuste ou lei assassina?
Como pano de fundo do problema migratório estão a Lei de Ajuste Cubano de 1996, que concede benefícios aos cubanos que não são aplicados aos demais imigrantes nos Estados Unidos, e o medo de uma onda migratória descontrolada.

"Não há planos de mudar a política americana quando se trata da Lei de Ajuste Cubano, que deve ser modificada pelo Congresso (...). Não antecipo que abordemos esse assunto nesta primeira discussão", declarou um funcionário do Departamento de Estado.

Cuba a considera uma 'Lei Assassina', já que, segundo o país, incita a imigração ilegal a partir da ilha, deixando um número indeterminado de mortos no mar.

"Os rumores e temores de que a Lei de Ajuste Cubano será abolida em breve já provocaram um aumento do número de cubanos que tentam chegar aos Estados Unidos", disse à AFP Jorge Duany, da Universidade Internacional da Flórida.

Fonte: G1  21/01/2015


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a