DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Pacote europeu terá efeitos positivos no Brasil

RIO - Enquanto os Estados Unidos devem começar a elevar os juros em meados deste ano, a Europa segue a cartilha de afrouxamento monetário e tenta relançar as economias estagnadas do bloco. O timing favorece o Brasil. Mesmo que o programa europeu seja de menor porte e de mais curta duração que o americano, a injeção de mais de 1 trilhão na economia europeia deve compensar em parte as perdas com o encerramento dos estímulos nos Estados Unidos.

Com juros mais altos a Taxa Selic acaba de ser elevada para 12,25% ao ano , o Brasil volta a se tornar atraente para capitais de curto prazo e, com isso, terá uma ajuda do câmbio para tentar conter a inflação.

Será uma ajuda em termos de fluxo de capitais e de exportações, além de minimizar os riscos de uma desvalorização excessiva do câmbio, com reflexos benéficos sobre a inflação e as expectativas afirma Carlos Langoni, economista da FGV e ex-presidente do Banco Central (BC).

O economista Luiz Carlos Prado, professor da UFRJ, também vê efeitos positivos:

Para nós é uma boa notícia porque significa mais recursos disponíveis na Europa. O cenário de maior pressão sobre o câmbio que estava previsto vai ser compensado pelo programa europeu.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Quando o pacote europeu tomar força, no segundo semestre de 2015, a economia brasileira já terá realizado grande parte dos ajustes, o que favorecerá a atração de investimentos.

O Brasil, com seus juros altos, será favorecido pelo chamado carry trade (quando investidores tomam emprestado dinheiro a juros baixos e aplicam em países com juros altos) diz Patrick Behr, da FGV/Ebape.

Langoni frisa, porém, que o programa europeu não altera o cenário de preços mais baixos para as commodities. (Colaborou Rennan Setti)

 Fonte:  O Globo e GS Noticias CSB 23/01/2015


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a