DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Deputados e senadores tomam posse em Brasília

Brasília - Os 513 deputados eleitos e reeleitos em outubro tomaram posse na manhã de ontem na Câmara, em Brasília, para a próxima legislatura na Casa. A cerimônia, prevista para as 10h, começou com aproximadamente 12 minutos de atraso.

A cerimônia de posse foi presidida pelo deputado Miro Teixeira (PROS-RJ), o parlamentar mais velho dentre aqueles com maior número de legislaturas, como diz o Regimento Interno da Casa. Durante o discurso de abertura, Teixeira citou nomes como Ulysses Guimarães e Rubens Paiva entre os ex-ocupantes memoráveis da Câmara e foi bastante aplaudido pelos pares.

Por volta das 10h20, após a execução do Hino Nacional, Miro Teixeira convocou todos os deputados para fazerem o juramento de posse. O texto, lido no plenário Ulysses Guimarães, diz: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".

Logo após a leitura do juramento, todos os 513 deputados foram chamados nominalmente para confirmar o compromisso feito. Os primeiros parlamentares a serem chamados foram os deputados da Região Norte e os últimos, os da Região Sul.

Maranhão - A bancada maranhense, após imbróglio político, ficou composta por Sarney Filho (PV), Clebér Verde (PRB), Weverton Rocha (PDT), Waldir Maranhão (PP), Eliziane Gama (PPS), Victor Mendes (PV), André Fufuca (PEN), Hildo Rocha (PMDB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Zé Carlos (PT), José Reinaldo Tavares (PSB), João Castelo (PSDB), Julião Amin (PDT), Pedro Fernandes (PDT), Juscelino Filho (PRP), Aluízio Mendes (PSDC), João Marcelo de Sousa (PMDB) e Júnior Marreca (PEN).

Desses eleitos, dois já se licenciam hoje. Julião Amin, que acabou conseguindo ser empossado depois de um novo mandato de segurança deferido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vai assumir a Secretaria de Trabalho e José Reinaldo Tavares, que deixa o parlamento para comandar a pasta de Minas e Energia no governo estadual.

No lugar de Julião Amin entra Deoclides Macedo - que teve o registro indeferido, mas por decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, conseguiu ter seus votos validados.

Já na vaga de Zé Reinaldo assumirá a suplente Luana Alves (PSB), esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB).

Deputado Sarney Filho aponta desafios

O líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (MA), compôs a Mesa do Plenário que deu posse, ontem, aos novos deputados federais por estar entre os parlamentares com maior número de legislaturas. O deputado fez a chamada para o juramento de seus colegas da região Sudeste.

Ao falar sobre os desafios para esta legislatura, Sarney Filho afirmou que, além das grandes reformas que o Congresso deve ao país, a exemplo da reforma política, é fundamental dar prioridade a uma pauta ambiental, que, assim como na legislatura passada, irá exigir de todos atenção permanente.

"Não podemos, não devemos e nem temos como admitir mais retrocessos na legislação ambiental, nem permitir que erros políticos ou pretensões prematuras comprometam as futuras gerações. Nessa interação, acredito que, mesmo pequena em número, a nossa bancada saberá assumir o papel que lhe foi conferido pela sociedade", afirmou Sarney Filho.

"Teremos um ano difícil, marcado pela necessidade de profundos ajustes na política econômica e fiscal, que certamente afetarão todos os brasileiros, e que podem trazer consequências negativas na gestão governamental de importantes temas que nos são caros, notadamente no que diz respeito ao meio ambiente e às políticas públicas voltadas para o bem estar social", prosseguiu.

O deputado citou as mudanças climáticas e consequências. "Temos que combater suas causas e lutar para que os processos de mitigação e adaptação, tão necessários ao bem-estar comum, não sofram solução de continuidade", enfatizou.

Mais

Foi empossado também o senador do Maranhão, Roberto Rocha (PSB). Com o socialista, a bancada maranhense no Senado agora é formada por João Alberto de Sousa (PMDB) e Edison Lobão (PMDB), que retornou ao mandato após quase sete anos comandando o Ministério de Minas e Energia.

Fonte:  O Estado do Maranhão em 02 02 2015 e GS Noticias CSB 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a