DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Dilma oficializa indicação de ex-ministra para a Caixa

 

Brasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff oficializou ontem Miriam Belchior como nova presidente da Caixa Econômica Federal em substituição a Jorge Hereda. A ex-ministra do Planejamento vai assumir o comando do banco estatal no próximo dia 23. Durante o período de transição e formação da nova equipe, Hereda permanecerá no cargo que ocupa desde março de 2011. 

Amiga da presidente Dilma, Miriam Belchior é uma espécie de coringa na administração petista

Contou a favor da petista Miriam Belchior, além da proximidade com a presidente, o peso que ela pode exercer na estratégia de manutenção do programa Minha Casa Minha Vida, principal vitrine do governo Dilma. Diante da possibilidade de cortes profundos nas despesas do governo, seguindo a cartilha de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a nova presidente da Caixa pode influir para garantir o orçamento do programa. 

Caberá à ex-ministra, no governo desde o início da gestão Luiz Inácio Lula da Silva, comandar o processo de abertura de capital da Caixa, como deseja a presidente Dilma. Esse processo deve ser concluído, na melhor das hipóteses, em 2016. A equipe econômica tem pedido pressa para arrecadar dinheiro e fechar as contas públicas. Uma das opções seria fatiar o processo, começando por áreas atrativas do banco, como loterias e seguros. 

Dilma recebeu ontem a nova presidente e Hereda no Palácio do Planalto. E disse ao atual presidente que precisaria do cargo. Não sinalizou nada sobre o futuro do petista, nome próximo do ministro da Defesa, Jaques Wagner. No início da noite, o Planalto divulgou nota oficial na qual Dilma agradece a dedicação,  a competência, a lealdade de Hereda. 

Desde o fim do ano passado, o nome da coringa Miriam circula como opção à presidência da Caixa. Ela teria dito que preferiria o Ministério das Cidades, mas a pasta - uma das mais disputadas da Esplanada - foi para as mãos do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD). Miriam foi casada por dez anos com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em janeiro de 2002. Os dois já estavam separados quando aconteceu o crime. 

Quando pediu o cargo de Miriam no Planejamento, a presidente sinalizou que não abriria mão de ter à frente dos bancos públicos pessoas de sua extrema confiança para colocar em prática suas ideias, mesmo contrariando a área técnica. Um exemplo dessa prática é o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito para a compra de móveis, computadores e eletrodomésticos Por vontade da presidente, a Caixa foi obrigada a bancar o programa, apesar de análises feitas pela área técnica do banco terem alertado que, da forma como foi feito, o programa representa riscos para a saúde financeira do banco. 

Hereda disse ontem que o período de transição até 23 de fevereiro será suficiente para garantir que a Caixa não sofra descontinuidade. Isso dá tranquilidade e previsibilidade e garante uma transição tranquila, disse. O presidente da Caixa mostrou-se tranquilo em relação à mudança. Nós temos muito tempo, afirmou sobre a transição, em entrevista logo após participar de uma solenidade de inauguração da nova sede da Caixa Seguradora, em Brasília. 

Segundo Hereda, ele e Miriam, além de já terem trabalhado juntos no governo, são amigos há muito tempo. O presidente da Caixa garante que não está magoado com a sua substituição. Tive hoje uma ótima conversa com a presidente. Agradeci a ela pelos anos de convivência e tenho gratidão pela oportunidade que me foi dada, afirmou. Hereda disse que irá cumprir um período de quarentena, de seis meses, e que ainda não sabe o seu futuro profissional. 

 

Fonte:  Tribuna do Norte - RN 11/02/2015 e Gs Noticias CSB


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a