DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Rio tem 14 casos de malária confirmados após 40 anos livre da doença

Um morador da Região Serrana e 13 da capital tiveram a doença identificada pela Fiocruz

RIO - Considerado oficialmente livre da malária há quatro décadas, o estado do Rio volta a registrar aumento dos casos da doença. Os casos diagnosticados na Fiocruz estão sob vigilância epidemiológica na Secretaria de Estado de Saúde e no e Ministério da Saúde porque, ao que tudo indica, são originados no próprio estado e não "importados" da Amazônia. Um episódio de malária acontece na Região Serrana, confirmado pela Fiocruz no réveillon. O padrão da doença é diferente do registrado na Amazônia, área onde a malária é endêmica. Segundo o geneticista Mariano Zalis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que analisa as amostras moleculares coletadas na serra, apenas um dos 14 casos é morador da região. Os demais são visitantes, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro

Os casos foram identificados pelo Ambulatório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fiocruz, que integra o Centro de Diagnóstico e Treinamento da Malária (CPD-MAL), liderado pelo médico imunologista Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro, um dos maiores especialistas do mundo na doença.

O trabalho faz parte da pesquisa de Patricia Brasil, chefe do DFA/INI e de Anielle Pina-Costa, enfermeira e doutora do mesmo serviço. Estudos moleculares estão sendo conduzidos pelo grupo do geneticista Mariano Zalis, do Laboratório de Infectologia e Parasitologia Molecular do Hospital Universitário Clementino Fraga da UFRJ e também pioneiro no estudo genético da malária no Brasil e pelo grupo de Cristina Brito, da Fiocruz de Belo Horizonte.

O objetivo é o total sequenciamento do genoma do parasita plasmódio causador da doença para a identificação de sua origem. De acordo com Zalis, da UFRJ, entre os 14 casos há uma mulher e uma criança. Um casal que havia ido tomar banho de cachoeira com o filho.

Os especialistas destacam que não é caso para pânico. Ou de deixar de frequentar essas áreas, mas de atenção com os sintomas e a busca de tratamento de adequado. A malária que afeta o Rio não é letal. Mas pode causar episódios permanentes de febre, problemas hepáticos e prostração se não for tratada com os remédios certos. O uso de repelente — Exposis, com o princípio ativo icaridina, fabricado pelo laboratório Osler, é o único que funciona com longa duração — é essencial. Há casos em localidades de Petrópolis, Friburgo, Lumiar, Sana e Guapimirim.

Por falta de conhecimento dos médicos de fora da Amazônia, desacostumados com malária, pode haver demora do tempo decorrido entre o aparecimento dos sintomas — o que acostuma acontecer em torno de 10 dias após a infecção — até o diagnóstico.

Na Amazônia, 60% dos casos são diagnosticados e tratados nas primeiras 48 horas, mas fora dela, esse percentual cai para somente 19%. Não se trata de falta de atendimento — a maioria dos pacientes foi atendida em clínicas particulares conceituadas. Mas só quando procuraram a Fiocruz receberam diagnóstico adequado

Patricia, Anielle e Ribeiro estudam a malária no estado do Rio, com colegas de outras áreas da Fiocruz e de outras instituições desde 2008, dentro do projeto "Malária da Mata Atlântica". Daquele ano a 2014 foram 15 casos. No início de 2015, apareceram 14 casos. Os pesquisadores atribuem o fato a condições climáticas (verão seco e quente que favoreceu a proliferação do mosquito Anopheles kertezia cruzii, que usa o "copo" das bromélias nativas da Mata Atlântica como criadouro.

Uma das hipóteses consideradas por eles é que o mosquito pique o macaco e cause nele a malária. Quando, eventualmente, pica o homem, transforma a doença numa zoonose, com dois hospedeiros vertebrados, o macaco e o homem.

— Aqui não é a Amazônia, onde se espera encontrar malária. O trabalho de identificação é mais lento do que o normal porque os médicos não pensam em malária, quando atendem as pessoas com sintoma — explica Mariano Zalis.

Por falta de desconhecimento dos médicos do município do Rio, desacostumados com malária, entre o aparecimento dos sintomas — o que acostuma acontecer em torno de 10 dias após a infecção — até o diagnóstico pode levar mais de 40 dias. Não se trata de falta de atendimento — a maioria dos pacientes foi atendida em clínicas particulares conceituadas. Mas só quando procuraram a Fiocruz receberam diagnóstico adequado.

Anielle estuda malária no estado do Rio desde 2008, dentro do projeto "Malária da Mata Atlântica". Daquele ano a 2014 foram 15 casos. No início de 2015, apareceram 14 casos. Ela e Claudio Ribeiro atribuem o fato a condições climáticas (verão seco e quente que favoreceu a proligeração do mosquito Anopheles kertezia cruzii, que usa o "copo" das bomélias nativas da Mata Atlântica como criadouro. Ele pica o macaco e e este eventualmente pica o homem.

Tudo indica que se trata de um fenômeno ambiental. Poderia ser uma exacerbação de condições da transmissão de uma malária residual na região, desde que que a doença se se concentrou na Amazônia (onde estão mais de 99% dos casos no Brasil), há muitos anos.

— A malária sempre pode ter estado ali. Porém, o calor extremo, que favorece a proliferação do mosquito transmissor, a seca, que impede que as chuvas levem as larvas das bromélias, e a busca dos turistas por lugares mais frescos e pitorescos parecem ter sido a combinação para o aumento de casos. Ao que tudo indica, a maioria das vítimas foi picada ao tomar banhos de cachoeira no meio da mata — diz Anielle.

Nenhuma das vítimas corre risco de morte. Todas estão bem.

— O aparecimento da malária nas florestas serranas é mais um alerta ambiental. As pessoas estão cada vez mais dentro da mata. Esse fenômeno aconteceu também na Malásia e um parasito que causava doença apenas em macacos passou a provocar doença graves em seres humanos. A solução passa por uma maior compreensão e monitoração da floresta. Vivemos junto à florestas. Amamos estar lá. Precisamos compreendê-las melhor. Já o Brasil tem feito um trabalho muito bom na redução de casos na Amazônia, que já foram mais de 600 mil registrados em 1999 e hoje são 150 mil — observa Claudio Ribeiro.

Fonte: O Globo - Por: Ana Lucia Azevedo - Quarta feira, 25 de fevereiro de 2015

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a