DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Economista prevê aumento do desemprego e queda na renda

Sem o resgate da confiança, o pais não conseguira retomar o crescimento econômico, avisa o economista-chefe do Banco Fator, Jose Francisco de Lima de Gonçalves. A reconstrução da credibilidade vira, no entender dele, da entrega do superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O ajuste fiscal e importantíssimo para o pais. Não podemos esquecer que, nos últimos anos, os erros na gestão das contas publicas foram gritantes, diz.

Para Gonçalves, tudo indica que a situação da economia ainda vai piorar, com aumento do desemprego e queda na renda dos trabalhadores, devido a inflação alta. Ele ressalta que ainda não da para projetar, de forma mais exata, qual será o tamanho da recessão do Brasil em 2015, pois o risco de racionamento, que não esta nas contas, e premente.

Nos cálculos do economista, o PIB cairá 1,5% neste ano. Será o pior resultado da economia em pelo menos 25 anos. Ele acredita que ainda ha espaço para novas altas do dólar, que, num primeiro momento, não estimulara as exportações na velocidade desejada pelo governo. Veja, a seguir, trechos da entrevista concedida ao Correio.

 

Qual e a sua avaliação do cenário econômico atual?

E difícil ver uma situação em que a conjuntura piora tão rápido, em três meses, como ocorreu. Hoje, todo mundo acredita que PIB vai cair. A diferença e quanto. A nossa projeção aponta para retração de 1,5% da atividade. Tudo depende muito de cenários extremos. São coisas que não da para avaliar na conta, como o racionamento de energia. Estamos mais confortáveis de um lado e menos de outro, em relação a 2001, quando houve racionamento. Naquele ano, a economia estava andando melhor do que hoje. Portanto, a atividade fraca significa que uma parte já piorou, independentemente da energia.

 

Quando veremos recuperação da atividade?

As fontes de recuperação são varias. E melhor ir de uma por uma. A economia anda quando as pessoas estão consumindo. Da para imaginar que o consumo, que esta desacelerando, vai se recuperar sozinho? Não dá. A inadimplência, se olharmos os dados do Banco Central, ainda não esta ruim, mas, em algum momento, ficara. A concessão do credito esta caindo. No mês passado, cresceu 11%, mas o avanço já foi de 25%. O credito esta crescendo mais devagar porque a incerteza para as famílias esta aumentando e, mesmo que não apareça na inadimplência, fica o medo dela; por isso, as pessoas pedem menos empréstimos. A incerteza do sistema financeiro também limita o credito. Ha um conservadorismo de um lado e de outro. O credito poderá se reduzir ainda mais. Se o nível de atividade ficar estável ou uma queda de 1%, não podemos imaginar que o credito continuara crescendo 10%.

O que deu errado?

A insistência em um modelo baseado no consumo, que se exauriu. As pessoas compraram automóvel, geladeira, fogão, televisão. Mas não comprarão isso de novo por, pelo menos, quatro anos. Esse ciclo, que esta associado com o nível de emprego e de credito, se foi. E preciso ter outro ciclo, com outra melhora de emprego, de renda e de credito. Mas eu não consigo enxergar isso. Muito pelo contrario.

Fonte:  Correio Braziliense Online - Segunda feira, 16 de março de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a