DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Preços ao consumidor caem

Mas núcleo da inflação, que exclui energia, avança, segundo Eurostat 

- Uma forte queda no preço de combustíveis e óleo para aquecimento pressionou os preços aos consumidores na zona do euro como esperado em fevereiro. Mas o núcleo da inflação, que exclui o volátil componente de energia, avançou, de acordo com dados da Eurostat divulgados ontem.

A agência informou que os preços aos consumidores nos 19 países que compartilham o euro subiram 0,6% na comparação mensal, recuando 0,3% na base anual, menos do que o recuo de 0,6% anual em janeiro.

Os dados confirmam a projeção anterior da Eurostat e estão em linha com as estimativas de economistas. Os preços de energia subiram 1,6% no mês, mas recuaram 7,9% na base anual em fevereiro. Combustíveis mais baratos para transporte subtraíram 0,64% do resultado geral e óleo de aquecimento tirou outro 0,19 ponto.

Os preços de alimentos não processados, outro componente volátil do índice de preços ao consumidor, subiram 0,8% no mês, avançando 0,4% na comparação anual, a primeira alta anual desde o avanço de 0,2% em novembro.

Energia e alimentos

Sem os preços de energia e alimentos não processados - medida que o Banco Central Europeu (BCE) chama de núcleo da inflação - os preços subiram 0,5% na comparação mensal e 0,7% na base anual, acelerando ante taxa de 0,6% na base anual em janeiro.

A instituição financeira responsável pela economia na região do euro quer tentar manter a inflação abaixo mas perto de 2% em termos anuais no médio prazo e começou a comprar títulos governamentais neste mês para injetar dinheiro na economia e fazer os preços subirem a um ritmo mais rápido. /Reuters

Fonte: DCI - Quarta feira, 18 de março de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a