DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Despesas de bancos cresceram menos em 2014, aponta relatório do BC

O diretor de Fiscalização e Regulação do Banco Central, Anthero Meirelles, informou nesta quinta-feira, 19, que houve crescimento da rentabilidade dos bancos no segundo semestre do ano passado em várias áreas. No Relatório de Estabilidade Financeira (REF) anterior, a perspectiva era de que os ganhos das instituições teriam de vir de redução de despesas, já que o BC não vislumbrava ganhos similares aos da primeira metade de 2014 na segunda parte do ano.

"Foram projeções que fizemos. Houve redução de despesas, os bancos investiram em eficiência, mas houve ganho com tesourarias. As despesas cresceram em ritmo menor do que vinham crescendo", considerou. Segundo ele, os ganhos do sistema financeiro doméstico no segundo semestre de 2014 se deveram basicamente ao aumento de retorno em relação a crédito e a outras atividades não bancárias, como participação em companhias de seguros. O diretor salientou também que, em termos de solvência, os índices da capitalização seguem acima dos requerimentos de capital exigidos para o setor.

Anthero comentou ainda que o mercado de crédito cresceu a taxas menores de julho a dezembro do ano passado e que a redução da taxa de crescimento se deu mais nos bancos públicos, convergindo a taxa entre instituições públicas e privadas. "Os privados ficaram mais ou menos estáveis, mas manteve-se próximo a 11% no ano. Já a queda dos públicos se explica pelo crédito imobiliário e agrícola, acima de taxas maiores do que as do conjunto todo e que estão concentradas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal", disse. A inadimplência foi reduzida, conforme o diretor, tanto em bancos públicos quanto em privados no ano passado.

Fonte:  A Tarde - BA - Sexta feira, 20 de março de 2015


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a