DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Pagamento de entrada de imóvel deve ficar em aplicação de baixo risco

O dinheiro reservado ao pagamento da entrada de um imóvel deve ser mantido em aplicações de baixo risco, afirmam consultores ouvidos pela Folha.

A poupança, que teve perda real de 0,64% em fevereiro, ou seja, perdeu para a inflação, e uma opção a ser considerada se o horizonte de tempo for de ate um ano, diz o planejador financeiro Ricardo Gomes da Silva.

ACIMA DE 12 MESES

Acima desse prazo, o ideal e buscar outras aplicações conservadoras, em especial as que seguem os juros do governo (taxa Selic) como as LCI (Letras de Credito Imobiliário, isentas de Imposto de Renda), fundos DI com taxa baixa de administração e os CDB (Certificados de Depósitos Bancários) pós-fixados.

Ha ainda a versão prefixada (com taxa de retorno determinada no momento da compra) desses investimentos, que costumam ter taxas maiores para compensar o risco de alta dos jurosAinda na renda fixa, os títulos públicos são uma alternativa que tem dado bom retorno, afirma o planejador Ricardo Gomes da Silva.

Ainda na renda fixa, os títulos públicos são uma alternativa que tem dado bom retorno, afirma o planejador Ricardo Gomes da Silva

"O investidor pode montar um planejamento em cima do Tesouro Direto. As NTN-B (Nota do Tesouro Nacional Serie B), que são remuneradas por juros mais correção pelo IPCA (índice oficial de inflação), são indicadas no atual momento de aumento do custo de vida", diz.

Já a renda variável deve ser evitada, a não ser em casos em que o horizonte de tempo do investidor seja acima de cinco anos.

DIVERSIFICACAO

Nesse caso, uma opção para diversificar e aplicar em ETF (fundo com cota negociada na Bolsa), que replica um índice setorial, como de bancos e infraestrutura.

Produtos atrelados ao setor imobiliário, como fundos imobiliários, devem ser evitados. A razão e que uma desaceleração do mercado pode provocar uma desvalorização desses ativos.

Fonte:  Folha de S. Paulo Online - Segunda feira, 30 de março de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a