DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Demanda de crédito cresce em fevereiro

Setor sente momento de ajuste/Arquivo DC

São Paulo - A demanda do consumidor por credito subiu 1,3% em fevereiro ante janeiro, descontados os efeitos sazonais, segundo a Boa Vista SCPC. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve queda de 11,4%. No acumulado em 12 meses, a retração e de 8,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por credito nas instituições financeiras caiu 3,9% em fevereiro frente a janeiro, enquanto para o segmento não-financeiro houve elevação de 5,2%. "O mercado de credito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de medidas de fomento ao credito. Mesmo com tais ajustes, o credito continuou desacelerando, sinalizando uma maior cautela do consumidor em tempos de incerteza econômica", diz o comunicado da Boa Vista. 
Ainda de acordo com os analistas da empresa, outros fatores contribuem para o movimento de queda na demanda, como a alta das taxas de juros e inflação consistentemente elevada, que tem apertado os orçamentos das famílias. "Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, acredita-se que uma inflexão somente se concretizara com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso", acrescenta o texto. 

O indicador da Boa Vista de demanda do consumidor por credito e elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF a base de dados da companhia. As series tem como ano base a media de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. (AE)

Fonte:  Diário do Comércio - MG- Terça feira, 31 de março de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a