DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Conta de luz pode ficar mais barata

Azevedo diz que aparelho informa quanto esta sendo gasto em cada cômodo/Divulgação

A capacidade de antecipar cenários e, talvez, a principal característica de um bom empreendedor. Lançar um produto ou serviço na hora em que o mercado clama por ele requer atenção, conhecimento técnico, capacidade produtiva e alguma dose de sorte, que pode ser traduzida comofeeling empresarial. 
Tudo isso aconteceu e proporcionou a chegada do Q2D ao mercado recentemente. O produto promete ajudar empresas e consumidores a controlar os gastos e reduzir entre 30% e 50% o valor da conta de luz. Desenvolvido pela Photon Tic, em Santa Rita do Sapucai, no Sul de Minas, o Q2D e instalado no quadro de disjuntores para fazer a leitura do consumo de energia de forma individualizada, considerando cada um dos circuitos elétricos. 
De acordo com o diretor-executivo da Photon Tic e idealizador do Q2D, Neiriberto Azevedo, o aparelho pode informar quanto esta sendo gasto em cada cômodo da casa ou setor da empresa, por exemplo. "Percebi que a questão energética estava se agravando um pouco antes que a crise estourasse na mídia. A maioria das pessoas e mesmo empresas não estavam atentas ao problema. Isso, de alguma forma, nos ajudou, pois vamos conseguir lançar o produto quando todos estão voltados para a crise hídrica. Essa versão do Q2D e mais voltada para a industria e os grandes empreendimentos em função do custo, mas já estamos adiantados no desenvolvimento de uma versão para residências. Acredito que o varejo seja o nosso grande mercado. A consciência de que e preciso economizar não apenas por uma questão financeira, mas por causa da escassez de recursos propriamente dita, faz com que o consumidor final seja o maior interessado na solução", explica Azevedo. 
Os dados separados e detalhados vão para a conta do usuário cadastrada no site ou no aplicativo baixado no tablet ou celular. Com login e senha o relatório pode ser acompanhado em tempo real. O monitoramento permite saber o gasto de cada ambiente e decidir quais ações para economizar. Alem disso, o Q2D emite uma serie de alertas que soam quando existe tensão alta ou baixa na rede e alteração na temperatura da fiação, que indica que existe possibilidade de curto-circuito. "Esses alarmes permitem que seja feita uma manutenção previa que, alem de mais barata, evita a quebra de maquinas e a consequente paralisação da produção", destaca o empresário. 
A Photon Tic começou o desenvolvimento do Q2D em 2012, após ser aprovada na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), também em Santa Rita. Ate agora, já foram investidos R$ 800 mil e a expectativa e de que sejam gastos R$ 1 milhão ate o lançamento. A equipe e formada por oito pessoas formadas no Inatel e na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC). 
"Ate aqui nossos esforços foram concentrados no desenvolvimento do equipamento. Ao longo desses anos, recebemos consultoria também sobre gestão e estamos fortalecendo esse lado. Estruturamos um setor comercial e vamos trabalhar tambem com representantes para ampliar a divulgação e distribuição", afirma o diretor-executivo da Photon Tic. 

Fonte:Diário do Comércio - MG - Terça feira, 14 de abril de 2015


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a