DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Lagarde: Dívida privada e aumento do crédito são riscos no Brasil

WASHINGTON  - O Brasil é um dos países que enfrentam riscos à estabilidade financeira derivados do aumento do endividamento do setor privado, do rápido crescimento do crédito e da exposição dos balanços de empresas a moedas estrangeiras, aponta a Agenda Global de Políticas de Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Divulgado nesta quinta-feira, o documento cita o Brasil ao lado de Argentina e Nigéria nesse grupo de economias, que também sofrem com a queda das receitas de exportação de commodities. Análise semelhante consta do Relatório de Estabilidade Financeira Global (GFSR, na sigla em inglês), publicado ontem. 

A agenda de Lagarde faz recomendações aos países emergentes para destravar o crescimento da produtividade e sustentar o crescimento potencial, destacando que as prioridades variam de nação para nação. O Brasil aparece, ao lado de China, Índia e África do Sul, como um dos países em que é importante implementar reformas educacionais e do mercado de trabalho para elevar a competitividade e a produtividade. 

A terceira menção ao Brasil se dá quando o documento trata da situação da economia global, marcada por crescimento moderado e desigual. "A recuperação nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Índia ganha dinamismo, ao mesmo tempo em que o crescimento nos outros lugares ficou abaixo das expectativas, incluindo alguns grandes países emergentes, como Brasil e Rússia. 

A agenda é, em grande parte, um resumo das ideias defendidas pelo Fundo nos últimos dias. Nesta semana, o FMI e o Banco Mundial realizam em Washington seu encontro de primavera.

Fonte: Valor Online - Sexta feira, 17 de abril de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a