DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Prévia do IGP-M sobe para 0,42%

 Autor(es): Fernanda Nunes / Márcio Rodrigues

Um dia depois de o Instituto Bra­sileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmar o estouro da meta de inflação em março, com a taxa de 6,59% para o Índice Na­cional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses, o mercado de juros futuros voltou a ficar pressionado ontem com a divulgação da primeira prévia da inflação de abril pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) veio no teto das expec­tativas do mercado, com 0,42% na primeira medição de abril, após apresentar aumento de 0,15% na mesma prévia relativa a março. A reação veio logo pela manhã, com apostas de alta nos juros futuros, mas à tarde o movi­mento perdeu fôlego.

Os operadores de mercado concluíram que o ganho inicial dos juros teve um pouco de exa­gero, e já no período da tarde al­guns  investidores decidiram in­verter posições. Ainda assim, o resultado da prévia do IGP-M, a aceleração do IPCA e até mesmo algumas leituras sobre o impac­to da inflação no fraco resultado do varejo em fevereiro garanti­ram a alta das taxas de juros.

O aumento da inflação de mar­ço para abril pode ser passagei­ro, na avaliação do economista Salomão Quadros, do Instituto Brasileiro de Economia, da Fun­dação Getúlio Vargas (Ibre/ FGV). "Pode ser prematuro di­zer que esse número vai prevale­cer até o fim do mês", diz Qua­dros.

Nessa prévia do IGP-M preva­leceu, dentro da alta do índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), de 0,38%, a pressão exerci­da pelo tomate, cuja inflação pas­sou de -2,43% para 40,25%, e tam­bém do óleo diesel, que subiu 5%, ainda resquício do reajuste da Petrobrás no início de março.

"São aumentos de preços for­tes, que podem não se susten­tar", diz Quadros.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 12/04/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a