DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Desemprego baixo no Brasil esconde economia mais fraca, avalia FMI

SÃO PAULO  - Apesar da redução substancial do desemprego na última década, o baixo nível da desocupação observado mais recentemente esconde o enfraquecimento do mercado de trabalho. A avaliação foi feita nesta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório do artigo IV sobre o Brasil - análise anual que o fundo faz sobre as economias de diversos países.

Segundo o FMI, a taxa de desemprego brasileira atingiu um recorde de baixa ao sair de 11,7% em média em 2002 para 4,5% em média em 2014. Embora o desemprego tenha se elevado para 5,4% em janeiro, a manutenção da taxa em patamares baixos reflete uma parada do crescimento do emprego em meio a uma atividade econômica enfraquecida.

O texto do FMI destaca a redução acentuada na contratação líquida de setores como indústria e construção, desde o ano passado. Para setores como serviços e comércio, o FMI ressalta que apesar do mercado ainda estar positivo, enfraqueceu na margem, como reflexo da moderação do consumo.

O relatório do Fundo destaca ainda que desde 2012 a participação de todas as faixas etárias - especialmente entre 18 e 24 anos - no mercado de trabalho diminuiu. A redução dos jovens na força de trabalho é atribuída a programas governamentais de incentivo ao ensino superior (Fies e ProUni), que tendem a retardar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho. Este movimento, porém, está sendo revertido, com os jovens voltando ao mercado.

Fonte:  Valor Online - Quarta feira, 13 de maio de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a