DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Selic subirá a 14,5% ao ano para ajudar acelerar ajuste econômico

Sao Paulo, 17 - Banco Central (BC) devera elevar para 14,5% a taxa nominal de juros neste ano. Essa e a previsao do economista-chefe da Gradual Investimento, Andre Perfeito. A justificativa do economista para uma previsao de juro tao alta e que quando a autoridade monetaria diz que a taxa de referencia da economia vai ficar alta, simultaneamente esta sinalizando que mais a frente o juro vai cair. 

E, de acordo com Perfeito, quando o mercado passa acreditar que a taxa de juro vai cair, ele tende a ficar prefixado e nao pos-fixado. Esse raciocinio, que de acordo com Perfeito, deve ser o mesmo dos diretores do BC, contribuira para que o ajuste da economia brasileira seja mais rapido. Porque com todo mundo comprando ativos no Brasil, entra mais dinheiro, o que ajuda a resolver uma serie de problemas. 

Por isso, de acordo com o economista da Gradual Investimento, apesar do pessimismo interno com relacao a economia brasileira ha um interesse muito grande dos estrangeiros nos ativos brasileiros. "As nossas taxas de retorno continuam muito apetitosas para clientes estrangeiros", disse. Ha problemas de regulamentacao, incertezas, admite Perfeito. Mas de acordo com ele, quando os brasileiros perceberem que o ajuste sera duro, mas de curto prazo, a situacao vai melhorar, a incerteza vai se dissipar e ate mesmo os empresarios brasileiros voltarao a investir. 

"No ano que e vem teremos jogos olimpicos no Brasil", diz o economista apostando numa mudanca de percepcao do brasileiro em relacao a economia. O Brasil, de acordo com Perfeito nao vai perder o grau de investimento porque os estrangeiros nao vao permitir. "Se perdermos o nosso investment grade, os estrangeiros nao vao poder comprar titulos brasileiros e eles nao querem isso", disse para uma plateia de cerca de 500 pessoas durante o seminario da GoOn Consultoria de Risco de Credito, realizado na semana passada. 

"Os estrangeiros estao comprando e vao continuar comprando. O investimento direto estava em US$ 60 bilhoes e continuou. O investment grade nosso nao vai cair porque todo mundo quer continuar comprando. Se tirarem o investment grade nao vao poder continuar comprando e o Brasil da muito dinheiro. A nossa taxa de juros real esta muito alta. Nos ultimos 12 meses, so em juros, o Brasil pagou 11,5%. O rand sul-africano, a segunda moeda que mais se valorizou no mundo, pagou 6,1% em juro nos ultimos 12 meses", disse o economista. 

Perfeito acredita que o ajuste economico da economia brasileira sera tao rapido que ja projeta a taxa basica de juros caindo em 2016 para 11% do patamar de 14,5% esperado para este ano pela Gradual Investimento.

Fonte:  Estado de Minas - Segunda feira, 18 de maio de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a