DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Cadastro do Simples em Minas tem mais MEIs do que MPEs

Criada ha seis anos, a figura juridica do microempreendedor individual (MEI) ja representa 51% do cadastro do Simples Nacional em Minas Gerais. Em abril, o novo modelo de formalizacao empresarial alcancou o numero de 540.988 negocios no Estado, ultrapassando em 17,7 mil as 523.191 micro e pequenas empresas (MPEs) optantes pelo regime tributario simplificado no territorio mineiro. O levantamento foi realizado pelo Servico de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), com base nos dados da Receita Federal. 

De acordo com a analista da unidade de Atendimento do Sebrae Minas, Ariane Vilhena, desde a aprovacao da Lei Complementar n 128, que criou o MEI, o numero de formalizados nao parou de crescer. Os principais fatores que impulsionaram este crescimento sao as vantagens oferecidas pela formalizacao. 

"Sao beneficios que o empreendedor nao teria como sendo informal como, por exemplo, o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Juridicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancaria, o pedido de emprestimos e a emissao de notas fiscais e a reducao dos custos, com valores menores na cobranca de tributos e impostos", explica. 

A analista cita ainda que os formalizados tambem tem acesso a outras vantagens, como auxilio-maternidade, auxilio-doenca, aposentadoria, a possibilidade de vender produtos e servicos para pessoas juridicas e orgaos do governo, entre outros. 

Custo menor - Alem disso, ela destaca que a migracao entre figuras juridicas em funcao da busca pela reducao na carga tributaria tambem contribuiu para maior elevacao de uma categoria em detrimento da outra. "No MEI o empresario paga no maximo R$ 45,4 de impostos mensalmente e nao e necessario ter um contador", justifica. O custo menor viabiliza tambem que alguns empreendedores testem novos modelos de negocios. 

Ate mesmo o momento negativo da economia brasileira tem impulsionado a formalizacao. Isso porque, conforme Ariane Vilhena, ha casos de trabalhadores que foram demitidos por conta do atual cenario e optaram pelo empreendedorismo, alem de continuarem assistidos pela Previdencia Social. "Ha tambem os que buscam uma complementacao da renda", observa a analista. 

No entanto, Ariane destaca que esta nao e a melhor opcao para crescimento dos MEIs. "Temos duas opcoes da formalizacao de um negocio: a necessidade e a oportunidade. Estes casos representam a necessidade que nem sempre e positiva, nao quer dizer que a empresa esta pronta para surgir", completa. 

Fonte:  Diário do Comércio - MG - Quarta feira, 27 de maio de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a