DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

82% acham difícil encontrar emprego

Rio. Com a renda em queda desde o início do ano, os trabalhadores têm recorrido à poupança para ficar com as contas em dia ou têm se endividado ainda mais. Além disso, 82,2% dos consumidores avaliam que o momento para procurar emprego é difícil - o maior porcentual desde junho de 2007.

Todos esses fatores, juntamente com a inflação elevada e o crédito mais restrito, contribuíram para a piora na percepção das famílias sobre sua situação financeira em maio, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV).

"Enquanto (a piora da confiança) estava só no aspecto da economia do País, era uma coisa. Agora, a situação está ficando pior no orçamento das famílias, que estão mais endividadas. Tem gente tirando dinheiro da poupança", afirmou a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem. "Existe uma perda de renda real dos consumidores", acrescentou.

A avaliação ruim sobre a situação financeira foi o principal fator sobre a queda de 0,6% na confiança do consumidor em maio ante abril. As expectativas, por sua vez, subiram 0,3%, resultado considerado estabilidade pela instituição, dado que o nível do indicador ainda é baixo em termos históricos.

Segundo Viviane, a inflação tem prejudicado muito o orçamento doméstico, pois está mais pressionada em itens básicos como tarifas de energia elétrica e combustíveis, cuja redução de consumo é mais difícil. Mas a avaliação de que o mercado de trabalho está fechando portas está pesando bastante.

Avanço

Em maio, o porcentual de consumidores que afirmou estar difícil encontrar uma vaga ficou em 82,2% - apenas um ano antes, essa fatia era de 50,2%.

"Uma coisa que antes era uma percepção longínqua (de deterioração no mercado de trabalho) tornou-se real. O consumidor enfrentou um choque de realidade neste início do ano, e quem tinha alguma expectativa (de melhora) começou a ficar pessimista", afirmou a economista da FGV.

Fonte:  Diário do Nordeste- Quarta feira, 27 de maio de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a