DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Saques da poupança devem permanecer acima dos depósitos até o fim do ano, dizem especialistas

A quantidade de saques da poupança muito superior à de depósitos é preocupante e deve permanecer assim até o fim do ano, mas a mais tradicional aplicação dos brasileiros ainda não está à beira de um colapso. Essa é a avaliação de especialistas ouvidos pelo EXTRA, após a divulgação, pelo Banco Central (BC), na última sexta-feira, de que, no mês passado, a caderneta perdeu R$ 3,199 bilhões em sua captação líquida - depósitos menos retiradas.

André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, acredita que a situação não vai piorar muito, porque o quadro tende a se revertido até o fim deste ano.

- A Selic (taxa básica de juros) deve cair, com controle da inflação e retorno de crescimento da economia em 2016.

Para Miguel de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a caderneta entraria em colapso somente se a captação negativa - resultado de saques maiores do que depósitos - permanecesse por, pelo menos, mais três ou quatro anos, o que ele considera improvável:

- O quadro atual, porém, já teve consequências. A primeira foi a redução de financiamento de imóveis, feita pela Caixa Econômica federal (o teto de financiamento de imóveis usados acima de R$ 190 mil caiu de 80% para 50%, nos financiamentos com recursos de poupança). Se menos dinheiro entra para a poupança, menos dinheiro há para financiar.

Nelson de Sousa, professor de Finanças do Ibmec, afirma que, se a atual situação perdurasse, até seria possível o saldo da caderneta chegar próximo a zero, mas ele aposta que o governo agiria antes:

- Antes disso acontecer, vão tomar alguma atitude, que pode ser ajustar a rentabilidade da poupança (por mudanças nas regras atuais), que resolveria o problema para aqueles que migram para outras aplicações. Agora, quanto às pessoas que perderam o emprego e precisam sacar o dinheiro por alguma razão, não tem jeito.

Segundo os três especialistas, os principais motivos para o grande volume de saques são inflação alta, emprego em queda e, com a redução do poder de compra, incapacidade de o brasileiro poupar.

Tesouro Direto é boa opção

Para quem tem dinheiro na poupança ou um montante ainda sem destino para ser aplicado, uma boa alternativa é investir no Tesouro Direto, segundo os especialistas de mercado. Miguel de Oliveira, da Anefac, explica que os fundos de renda fixa - entre os quais está o Tesouro Direto - têm rendido bem mais do que a caderneta.

- Em 12 meses, os fundos de renda fixa tiveram uma rentabilidade de 10,19%, contra uma ganho de 7,25% da poupança - disse Oliveira, que, a pedido do EXTRA, fez simulações mostrando a diferença entre a poupança e a renda fixa (confira abaixo).

André Perfeito, da Gradual, diz que mesmo com pouco dinheiro é possível aplicar no Tesouro Direto.

- Com cem reais, o cliente já consegue investir.

Fonte:  O Globo - Terça feira, 09 de junho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a