DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Sistema Cantareira fica estável, mas demais reservatórios seguem caindo

Com exceção do Cantareira, todos os sistemas perderam água nesta quinta.

Situação ainda é crítica e 1º volume morto segue sendo utilizado.

O volume do Sistema Cantareira ficou estável em 20,1% nesta quinta-feira (11), segundo dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Todos os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo, no entanto, apresentaram queda.

O Cantareira recebeu chuva de 0,2 milímetros nas últimas 24 horas, chegando a um acumulado de 11,5 mm no mês. O valor representa cerca de 19,6% da precipitação prevista para junho, de 58,5 mm.

Apesar do bom início no mês, os reservatórios tiveram déficit de água no mês de maio e a situação ainda exige cautela. A estação chuvosa terminou com apenas a segunda cota do volume morto recuperada, ou seja, a primeira cota ainda não foi reposta e o manancial segue operando no vermelho.

Os demais cinco conjuntos de represas que abastecem a Grande São Paulo perderam volume nesta quinta e só baixaram de nível nesta semana.

Abastecimento

O Sistema Cantareira, que já foi o principal da Grande São Paulo, atendendo 8,8 milhões de pessoas, teve uma nova redução no número de clientes, passando de 5,4 milhões para 5,2 milhões, informou a Sabesp.

Os 200 mil clientes tirados do Cantareira foram incorporados pelo Sistema Rio Claro, que aumentou seu abastecimento na Grade São Paulo de 1,5 milhão para 1,7 milhão. Isso foi possível após a conclusão, no dia 30 de maio, de uma ligação entre duas adutoras na Vila Ema, Zona Leste.

Com a obra, os bairros da Mooca, São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina e Sapopemba passam a ser atendidos prioritariamente pelo Sistema Rio Claro, que agora responde por 80% da água fornecida. Os demais 20% ficaram com o Cantareira.

Até 2013, antes da crise, a proporção era inversa: o Cantareira fornecia cerca de 80% da água consumida nesses locais, contra 20% do Sistema Rio Claro.

Índices

O índice de 20,1% do Cantareira divulgado pela Sabesb considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.

Após ação do Ministério Público, aceita pela Justiça, no entanto, a Sabesp passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira.

O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira. Nesta quinta, ele era de 15,5%.

O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil. Nesta quinta, o índice era de -9,2%.

Fonte: G1 - Quinta feira, 11 de junho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a