DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Juro atinge 57,3% ao ano

Os juros médios das operações de crédito com recursos livres, oferecidas pelas instituições financeiras aos brasileiros, chegaram a 57,3% ao ano em maio. Esse é o maior percentual desde o início da série histórica, em março de 2011. Dados do Banco Central apontam que o indicador acumula alta de 7 pontos percentuais nos cinco primeiros meses do ano. A autoridade monetária informou que essa evolução decorre da elevação da taxa básica de juros (Selic) que está em 13,75% ao ano. 

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, explicou que os bancos têm promovido ajustes tanto nas taxas, quanto nas condições de financiamento para evitar perdas. O comportamento do mercado de crédito segue o ajuste macroeconômico em curso. Também faz parte desse cenário, o menor crescimento da atividade econômica neste e no ano passado, comentou. 

Pelas contas do BC, os juros em alta e arrefecimento da economia implicarão uma desaceleração no ritmo de expansão do estoque de crédito. Maciel explicou que a evolução dos dados de janeiro a maio levou a autoridade a revisar as projeções para o estoque total de recursos emprestados,  para  crescimento de 9%. Em março, o a autoridade monetária projetava que o total de recursos emprestados aos brasileiros e as empresas aumentaria 11%. 

Expectativas 

Para a economista-chefe da Rosenberg Associados, Thaís Marzola, as perspectivas para o mercado de crédito permanecem ruins. Para ela, os dados do BC apontam para retração das operações, taxas de juros mais elevadas e maior seletividade dos bancos na concessão, por temor de elevação futura da inadimplência. Com bancos públicos de fato mais comedidos, pode ser que tenhamos um ano de retração nominal do crédito, movimento inédito desde 2003. Continuamos esperando retração de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Fonte:  Correio Braziliense - Edição Digital - Quarta feira, 24 de junho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a