DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Pessoa física já migra da poupança para a renda fixa

Os fundos de investimentos de perfil conservador receberam mais de R$ 8,5 bilhões de captação líquida de pessoas físicas do segmento varejo.

Ao mesmo tempo, as taxas de administração (tarifas) para aportes de até R$ 1 mil seguiram acima de 2,6% ao ano.

No mercado, a percepção é que o investidor pessoa física resgatou dinheiro da caderneta de poupança e aportou uma parte em fundos de investimentos conservadores (curto prazo, DI e renda fixa) para se proteger da inflação alta, de 6,17% somente no primeiro semestre do ano, conforme dados oficiais do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

"Com a perspectiva de juros pós-fixados em elevação, os fundos DI começam a ganhar da caderneta de poupança", aponta o administrador e sócio da Áquilla Asset, Octavio Pires Vaz Filho.

Na média, as carteiras de curto prazo tiveram rentabilidade bruta de 5,89% no primeiro semestre, seguido pelo ganho bruto de 6,01% em fundos DI, e as carteiras em renda fixa exibiram resultado bruto de 6,62%. Já a poupança rendeu 3,63% líquidos, bem abaixo da inflação oficial. Mas o investidor pessoa física de varejo deve ficar atento às taxas de administração cobradas por grandes bancos em fundos de investimentos, que foram ampliadas.

Fonte:  DCI - Terça feira, 14 de julho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a