DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Ibovespa tem alta modesta à espera da Moodys

O clima positivo nos mercados voltou a se repetir ontem e ajudou a Bovespa, mas o ímpeto foi menor do que o observado na segunda-feira, quando os investidores tomaram conhecimento do acordo entre a Grécia e seus credores.

A cautela voltou às mesas de operações e limitou a euforia, com o mercado aguardando a aprovação das medidas de austeridade pelo Parlamento da Grécia nesta quarta-feira. Por aqui, a cautela também foi palavra de ordem, antes da visita dos técnicos da Moodys ao Brasil.

O Ibovespa subiu apenas 0,23%, para 53.239 pontos. O volume financeiro foi baixo, de R$ 5,152 bilhões, indicando que muitos investidores estão fora do mercado, aproveitando as férias de verão no hemisfério norte.

O estrategista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira, avalia que a alta modesta foi consequência da agenda carregada dos próximos dias. "O rebaixamento do rating soberano pela Moodys está praticamente dado. O governo tenta agora evitar o viés negativo. Isso poderia ser uma notícia nova, já que colocaria em risco o grau de investimento do Brasil", afirma Pereira.

Para o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, a crise da Grécia ainda não está completamente resolvida e pode voltar a assombrar os mercados. "O ânimo criado com o acordo entre Grécia e seus credores durou pouco e já enfrenta um teste de realidade. Assim, os desdobramentos das negociações na Grécia devem ser vistos com cautela. A primeira data crítica [hoje] já vai mostrar se o que foi acordado entre governo e credores encontra respaldo no Parlamento grego", afirma.

Entre as ações mais líquidas, Petrobras PN (1,52%) e ON (1,80%) puxaram os ganhos, acompanhando a recuperação dos preços do petróleo no exterior. Pela manhã, os preços chegaram a cair forte diante do temor de que o acordo nuclear firmado entre o Irã e potências ocidentais pudesse provocar um aumento na oferta mundial de petróleo em um momento de fraca demanda. A divulgação dos detalhes do acordo mostrou que o Irã não deve ampliar a oferta pelo menos até o fim do ano.

No fim da tarde, a Standard & Poors (S&P) afirmou os ratings da Petrobras em "BBB-", ao mesmo tempo em que manteve a perspectiva negativa, devido aos desafios que a companhia tem pela frente para reduzir o endividamento e lidar com as investigações de corrupção. A nota da Petrobras continua refletindo a visão da S&P de que é "muito alta" a probabilidade de que o governo ajude a companhia se necessário, devido a sua posição importante como principal produtora de petróleo e distribuidora de combustível no país. Além disso, um calote da estatal teria um efeito sistêmico relevante na economia brasileira, diz a agência de classificação de risco.

Gerdau Metalúrgica PN (-10,5%) e Gerdau PN (-7,25%) lideraram as perdas do Ibovespa. O conselho de administração da Gerdau aprovou a compra de fatias minoritárias na Gerdau Aços Longos, Gerdau Açominas, Gerdau Aços Especiais e Gerdau América Latina Participações, por um total de R$ 1,986 bilhão, para simplificar e unificar as participações societárias.

Fonte:  Valor Online - Quarta feira, 15 de julho de 2015.


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a