DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Mais cheques devolvidos

Os cheques sem fundo atingiram nível recorde em agosto, de acordo com levantamento da Serasa Experian. Os documentos devolvidos por insuficiência de saldo bancário foram de 2,11%, na comparação com o total de compensados - o maior resultado para o mês desde 1991, quando começou a pesquisa. São considerados apenas aqueles devolvidos pela segunda vez. 

Na comparação com julho, o indicador recuou 0,18 ponto percentual, movimento que, no entanto, não indica tendência de recuo. 

Os sinais de arrefecimento da economia permanecem. No acumulado do ano, a taxa foi de 2,19%, o maior patamar desde 2009. 

"A inadimplência vem aumentando justamente a partir do segundo trimestre, quando o desemprego começou a subir de forma mais intensa. O quadro de recessão, juros elevados e inflação alta vai agravar o endividamento das famílias, comprometendo a capacidade de honrarem os compromissos", afirmou Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. 

A estimativa de mais uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro semestre, aliada ao cenário de crise política e perda do grau de investimento, deve acelerar a deterioração do mercado de trabalho e ampliar o calote dos cheques. 

"Abril, junho e agosto foram meses de recorde. Até o fim do ano, a tendência é que tenhamos outros", disse.

22/09/2015 - Fonte:  Correio Braziliense - Edição Digital 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a