DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Levy está num dos empregos mais difíceis do mundo, diz Banco Mundial

BRASÍLIA  - O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, avaliou que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ocupa um dos cargos mais difíceis do mundo, mas será, segundo ele, capaz de gerenciar a situação econômica adversa no Brasil. 

"Não há uma resposta fácil para o que pode ser feito no Brasil. É uma situação muito difícil e há muita relação com o que acontece na economia global", afirmou Kim, durante entrevista por teleconferência de Washington, onde se prepara para participar, na semana que vem, da reunião anual do FMI e do Banco Mundial, em Lima, no Peru. 

Para ele, o país "está tentando gerenciar uma situação muito complicada", com a queda do preço das commodities e a possibilidade de aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, o que deve tornar os mercados emergentes menos atrativos para os fluxos de capitais internacionais. 

Além disso, Kim considerou que a inflação está alta e que o país enfrenta dificuldades orçamentárias. "As ferramentas que o Brasil tem, em termos de política monetária, foram reduzidas", disse. "Mas, mesmo com o aperto orçamentário, o Brasil procura manter o seu compromisso de proteger os mais pobres", completou o presidente do Banco Mundial, em entrevista para um grupo de jornais de vários países do qual o Valor foi o representante no Brasil. 

Questionado se o governo brasileiro deveria utilizar medidas fiscais para recuperar a credibilidade perante os investidores, Kim respondeu citando imediatamente o ministro da Fazenda. "Deixe-me dizer que, quando Levy foi anunciado ministro, o mundo inteiro reagiu positivamente. Nós nos encontramos com os ministros da economia o tempo todo e imediatamente vimos que ele é uma pessoa brilhante e experiente, que tem grande confiança para fazer o que é certo e com quem temos um diálogo muito bom. Dito isso e que ele é muito respeitado, nós temos que reconhecer que está num dos empregos mais difíceis do mundo."

O presidente do Banco Mundial ressaltou que o país tem mecanismos para sair da situação atual de dificuldades. "Nós acreditamos nas instituições brasileiras, que são fortes. O comprometimento [do governo] com os pobres também é forte e Levy é um dos ministros mais capazes para lidar com essa situação."

02/10/2015 - Fonte:  Valor Online


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a