DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Desemprego cresce 56,6% em um ano

A crise econômica acerta em cheio o mercado de trabalho. Em setembro, a taxa de desocupação ficou em 7,6% - a maior desde setembro de 2009, quando cravou 7,7%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice representou um aumento de 2,7 pontos percentuais, revelou ontem a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado, nada menos do que 1,85 milhão de pessoas estavam desempregadas, um crescimento de 56,6% em relação a setembro de 2014. Isso significou um aumento de 670 mil à procura de emprego em 12 meses. 

Em comparação a agosto, a taxa de desemprego permaneceu estável, o que, no entanto, não é um bom sinal para a economia. Tamanha é a frustração de não conseguir um emprego que, em setembro, 9 mil pessoas desistiram de procurar vaga, representando uma alta de 4,6% em relação a agosto e de 15,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento desse grupo de brasileiros, que representa os chamados "desalentados", contribuiu para a queda de 0,2% da População Economicamente Ativa (PEA) - total de ocupados e desocupados do país - na passagem de agosto para setembro, avaliou Carlos Alberto Ramos, professor de economia da Universidade de Brasília (UnB). 

"Procurar emprego exige um dinheiro que às vezes a pessoa não tem para gastar. Chega um momento em que, após tentar a todo custo retomar um posto no mercado de trabalho, ela desiste. Deixa de imprimir currículos, gastar com passagem de ônibus e alimentação e fica em casa", disse. Entre os desocupados, a taxa daqueles que estão de sete a 11 meses à procura de emprego saltou de 9,9%, em setembro do ano passado, para 12,6%, no mesmo período de 2015. 

E não há escolaridade que se sobressaia diante da escalada do desemprego. As pessoas que têm maior nível de instrução são as que encabeçam a lista. Segundo o IBGE, dos 1,85 milhão de desocupados, 1,17 milhão, ou seja, 63,25%, tem 11 anos ou mais de estudo. Que o diga Leticya Alves, 26 anos, graduada em pedagogia e que tem no currículo pós-graduação e curso de espanhol. Desde quando o contrato como professora temporária de educação infantil terminou, em abril, não conseguiu um novo emprego. 

"Eu estava com esperança de arrumar um emprego em agosto, período em que, geralmente, as escolas contratam professores. Entreguei vários currículos para áreas que não necessitam das qualificações que eu tenho, como auxiliar administrativo, secretária, recepcionista, e nem para isso me chamaram", desabafou. "Este ano eu acho que não consigo mais emprego. Vou esperar até janeiro", emendou. 

Demissões 

Em meio ao ambiente de recessão, as empresas continuaram o processo de demissões em setembro. A população ocupada, de 22,7 milhões de pessoas, caiu 0,2% em relação a agosto, o equivalente a 41 mil vagas de trabalho fechadas. Frente ao mesmo período do ano passado, o recuo foi de 1,8%, ou seja, foram cortados 420 mil postos. 

Entre as atividades econômicas, a indústria foi a principal responsável pelo fechamento de postos no período de 12 meses. Em setembro, foram excluídos 149 mil. Na comparação com agosto, o comércio foi o principal ceifador de empregos, tendo dispensado 79 mil trabalhadores. Diante de um cenário de menos vendas e receitas em queda, a expectativa para representantes do setor é de que o processo de dispensas continue, o que também comprometerá a criação de vagas temporárias. 

Inserção 

O sentimento de maior aperto financeiro motivou Klayany Pereira, 23 anos, a abandonar em setembro o emprego de operadora de caixa em um supermercado. "Sentia que o salário era baixo e não atendia mais às minhas necessidades", contou ela, que faz um curso de assistente de recursos humanos na expectativa de se qualificar mais para conseguir um emprego com salário melhor. Ela não contava, no entanto, que seria tão difícil retornar ao mercado de trabalho. "Tenho enviado currículos a outros comércios, mas não encontro nada. Estou ansiosa, e isso está me desestimulando muito", admitiu. 

A técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, alerta que a desocupação é maior entre os jovens. Em setembro, a taxa entre as pessoas com 18 a 24 anos foi de 18,4%, aumento de 5,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. "Essa faixa etária é composta por muitas pessoas que estão à procura do primeiro emprego. Como há pouca oferta para uma demanda crescente, esses jovens encontrarão mais dificuldade de inserção", afirmou. (Colaborou Mariana Areais). 

Sem expectativa

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o comércio deve contratar 12,5 mil trabalhadores temporários até dezembro, considerando as capitais e o interior do país. De acordo com o levantamento, 88% dos empresários consultados, no entanto, não admitiram temporários e nem pretendem. Os números, segundo as entidades, foram atribuídos às baixas expectativas de venda. Para 50% do empresariado, o faturamento dos últimos três meses foi mais fraco que o esperado.

23/10/2015 - Fonte:  Correio Braziliense - Edição Digital


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a