DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Contra a gestão pública

 

Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido - Ari Cunha

 

 

 Crimes contra a gestão pública mais do que dobraram. Cresceram 133%, e 2,7 mil pessoas cumprem pena no Brasil, sendo a maioria condenada por corrupção e peculato. A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo. O peculato tem maior incidência nos municípios do Nordeste. Somente no Ceará, há 813 presos por esse tipo de transgressão. Matéria de José Roberto de Toledo e Rodrigo Burgarelli mostra o quadro da atualidade. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional, mais de 2 mil e 700 pessoas cumprem pena pelos mesmos motivos — quando servidor se apropria do bem público. São funcionários públicos e particulares que foram parar atrás das grades entre 2008 e 2012. A estatística não inclui as prisões temporárias, só as condenações. Dados de outros órgãos federais reforçam a tese de aumento nas punições de funcionários públicos. A Controladoria-Geral da União expulsou 564 servidores acusados de irregularidades. A informação é que vários desses processos podem chegar às estâncias superiores. O Nordeste está minado e conta com apoio de parte das polícias Militar e Civil para efetuar as prisões. Dos 184 municípios cearenses, 142 estão sob investigação. Para o Tribunal de Contas dos Municípios, já foram registradas prisões de secretários e prefeitos.

A frase que não foi pronunciada
"Eleições têm gostinho de quero mais. Quero mais que passe logo."
Comerciante do Paranoá tentando pensar entre o barulho ouvido.

Nelson Mandela

» Restabelecido, em parte, dos males que o debilitam, Nelson Mandela recebe visita de Jacob Zuma. Tiveram conversa cordial e gentil. Ambos não são amigos contumazes mas sempre se respeitaram. Exemplo fica para outros líderes mundiais.

Armas

» Sabe-se que o mais forte negócio que não é divulgado provém das vendas secretas entre os países. A venda sobe a 187,5% e os americanos compram 80% do que o Brasil exporta no setor.

MST

» Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra invade fazendas e áreas públicas em Planaltina. Cada invasor é multado. Paga R$ 1 mil pelo ato de invasão.

Absurdo

» Encontrar peixe chinês no Pão de Açúcar foi surpresa e decepção. Temos um Ministério da Pesca e não deveríamos aceitar esse tipo de importação. Somos um país com quase 8 mil quilômetros de costa marítima.

Direito a matar

» Diz Virgilio Melhado Passoni que, "se as pessoas de bem do país entregassem suas armas ao governo, dificilmente os menores de idade obteriam armas para matar nas escolas". Já Paulo Boccato, de São Paulo, informa que "dois indivíduos têm licença para matar: 007 no cinema e os menores de idade no Brasil".

Entra a soja

» Ginásio de esportes em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, está fechado temporariamente. A produção de soja deste ano chegou a 4,3 milhões de toneladas, e dá para encher
o ginásio.
Recursos
do mensalão

» Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa questionou a validade dos embargos infringentes. Pelo pensamento do presidente da Corte Suprema, deverá ser decidido se eles "existem ou não". Isso, porque a medida foi extinta na reforma do Código Civil.

Réu, presidente

» Réu há mais de18 anos, em mais de 100 processos, por improbidade, José Riva (PSD) alterna na Secretaria do Legislativo de Mato Grosso por improbidade administrativa e por danos ao erário. Corregedor nacional do conselho determinou ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso que lhe desse informações a respeito. Ocorre que o processo foi suspenso enquanto se julga exceção no tribunal.

Punição

» Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa criticou a impunidade para os poderosos e o foro privilegiado para os políticos. O fato contradiz a tradição de liberdade das pessoas. Jorge Stocker disse que "pobre sai de julgamento direto para a cadeia. Político sai de julgamento para assumir cargos políticos".

Presos

» Empregados de vários aeroportos da Itália, em número superior a 90, foram presos por roubo. As bagagens eram abertas longe das câmeras visíveis e furtadas por funcionários. Câmeras escondidas flagraram os larápios. Trata-se de ação coletiva, e a reação das empresas italianas foi de horror. Roubaram joias, relógios e haveres dos passageiros. A informação foi transmitida como escândalo.

História de Brasília
Quem não gostou de uma nota que demos aqui foi A Voz de Taguatinga. De fato, barulho é progresso. Barulho de máquina, barulho de tear, de gente andando, de carros passando, tudo isso é barulho-progresso. Mas barulho como o que ela faz é ruído que enerva, irrita e representa atraso e falta de educação. (Publicado em 16/6/1961)

Fonte: Correio Braziliense

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a