DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo estuda nova alternativa de idade mínima para aposentadoria do INSS

 

O governo federal tem uma nova proposta que mantém a diferenciação de homens e mulheres na hora de conceder a aposentadoria do INSS por tempo de contribuição. Agora, uma das ideias em estudo para a reforma da Previdência, segundo pessoas ligadas ao Planalto, seria estabelecer idades mínimas de 63 para mulheres e 65 para homens. A proposta anterior, defendida pelo presidente em exercício, Michel Temer, e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de fixar a idade mínima para liberar o benefício em 65 anos para ambos, tem sido combatida por sindicatos.

— É necessário aumentar a idade mínima para a aposentadoria, e é necessário atingir os trabalhadores ativos. Todo mundo deve ser afetado pela nova idade. Ninguém deve ficar de fora. Pessoal e idealmente, eu dividiria o problema em pedaços: para os que vão entrar no mercado, eu instituiria uma idade mínima igual para homens e mulheres, ou seja, de 65 anos. Para quem já está trabalhando, eu daria uma colher de chá para facilitar a aprovação (das medidas) no Congresso. Poderemos ter uma pequena diferença na idade mínima entre homens e mulheres. Assim, teríamos 65 para homens e 63 para mulheres — defendeu Paulo Tafner, economista e especialista em Previdência.

Em direção oposta, Jane Berwanger, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), afirma que a reforma desejada pelo governo é cruel.

— A proposta deste governo é dura e radical. Não se pode fazer uma reforma que prejudique tanto os trabalhadores. Além disso, o Brasil tem um mercado de trabalho que tem como característica principal não absorver mão de obra com mais de 55 anos — argumentou.

O projeto de reforma tenta reduzir gastos para, no futuro, tentar acabar com o déficit crescente da Previdência Social. Segundo o Ministério do Planejamento, a previsão oficial para o rombo do INSS neste ano subiu de R$ 136 bilhões, em março, para R$ 146 bilhões, em maio deste ano.



Fonte: EXTRA 24.05.16


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a