DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

'Minha Casa’ terá cartão para compra de eletrodomésticos

 Quem comprar uma casa pró¬pria no programa Minha Casa, Minha Vida deve receber um cartão magnético, com limite definido, para financiar a com¬pra de" eletrodomésticos bási¬cos, O governo estuda estabelecer uma lista, possivelmente de quatro produtos, entre eles gela¬deira e fogão, com especifica¬ções mínimas e preço máximo para a compra do bem com re¬cursos subsidiados pelo Tesou¬ro Nacional

Segundo fontes, o desenho do programa será discutido ho¬je em reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Bel¬chior, e representantes dos mi¬nistérios da Fazenda e das Ci¬dades. Um esboço que saira dessa reunião será levado à pre¬sidente Dilma Rousseff. O go¬verno deve estabelecer uma ta¬xa de juros de 5% ao ano para o financiamento dos produtos. A diferença entre a taxa, que representa juros reais negati¬vos, e os custos de mercado se¬rá financiada pelos cofres da União.

 A fixação de um preço máxi¬mo para o eletrodoméstico que será adquirido servirá para evitar que, diante de uma de¬manda nova - ainda há 2,2 mi¬lhões de moradias para serem entregues até o fim de dezembro de 2014, dos quais 1,2 mi Ihão já estão contratadas - os fabricantes fiquem “tentados a elevar preços, segundo infoi - mou um integrante da equipe econômica.

O  governo trabalha para tur¬binar o Minha Casa, Minha Vida ainda neste semestre. G risco de uma alta de preços dos eletro¬domésticos e móveis por causa da abertura das linhas de crédi¬to especiais é uma preocupação da área econômica, que procura definir uma modelagem finan¬ceira que evite distorções de preços no mercado.

Não será a primeira benesse adicional do MGMV. A presidente Dilma Rousseff já prome¬teu melhorar a qualidade dos imóveis, instalando pisos de ma¬deira, por exemplo, A intenção do governo, segundo um inter¬locutor da presidente, seria apri¬morar constantemente o pro¬grama. Responsável por mais de 1,4 milhão de empregos, o MGMV também deve ajudar a puxarvotos.

Os técnicos discutem amda se haverá uma lista única para todas as faixas de renda do programa ou se, eventualmen¬te, produzirão um rol de esco¬lhas, com produtos e preços, para cada faixa de renda. Apenas a faixa 1, que agrega mutuários  com renda mensal de até R$ 1,6  mil, representa cerca de 60% de todas as moradias já entregues pelo governo.

Segundo as fontes, o estoque da indústria e sua capacidade : de atender o aumento da cleu anda estão em análise pelo go¬verno, que avalia como funda¬mental uma negociação para evitar riscos no modelo. Por is- ; so a cautela do governo em fa- i zer o anúncio do programa.

2,2 milhões de moradias do Minha Casa, Mi¬nha Vida fêm previsão de serem entregues até dezembro de 2014, sendo que, desse total, 1,2 milhão de casas já foram contratadas.

1,4 milhão é o número de empregos gerados pelo programa

 Fonte : O Estado de S. Paulo - 14/05/2013


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a