DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Sindicato de metroviários do Rio decidirá se entra em greve na antevéspera da Olimpíada



RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os metroviários do Rio de Janeiro tomarão uma decisão definitiva se entram em greve na antevéspera do início dos Jogos Olímpicos, segundo o diretor-executivo do sindicato da categoria, Eliel Vieira Santos.

Na terça-feira, eles aprovaram em assembléia que a categoria entrasse em estado de greve por melhores salários e condições de trabalho.

Os metroviários argumentam que as negociações com a concessionária que administra o metrô do Rio se arrastam desde maio, data-base da categoria.

Os trabalhadores defendem um aumento de cerca de 9,83 por cento, melhora no plano de saúde e uma definição mais clara sobre a escala de folga e de trabalho, especialmente na época da Olimpíada.

“Não estamos fazendo um movimento oportunista. Estamos desde maio lutando pelos nossos direitos. Agora, se o metrô parar na véspera da Olimpíada, será um caos na cidade”, disse à Reuters o diretor do sindicato que argumenta que a concessionária oferece como contrapartida uma "vergonha olímpica de 5 por cento de aumento".

As negociações entre patrões e empregados começaram nessa quinta-feira e uma audiência no Ministério Público do Trabalho está marcada para ocorrer na próxima segunda-feira. O que for discutido entre as partes na audiência ainda será encaminhado para deliberação em assembleia do sindicato, marcada para quarta-feira da semana que vem.

“Nada pode ser decidido fora da assembleia. As conversas começaram hoje e ainda não terminaram. É uma rodada de negociações”, declarou o diretor do sindicato dos metroviários.

“A insatisfação da categoria é muito grande e nossa jornada vai ficar carregada com tanta gente e eventos no Rio por conta dos Jogos.”

A concessionária Metrô Rio informou que está empenhada para que “a negociação salarial em curso seja concluída de forma satisfatória para os trabalhadores, conforme ocorreu em anos anteriores”.

O metrô do Rio de Janeiro transporta diariamente, de acordo com o sindicato, mais de 800 mil pessoas e é fundamental para o funcionamento da cidade.

O governo do Estado se empenhou nos últimos meses para conseguir finalizar a obra da linha 4 do metrô que vai interligar a zona sul à Barra da Tijuca, coração dos Jogos Olímpicos de 2016.

A inauguração da nova estação Barra da Tijuca está marcada para o próximo sábado e deve contar com a presença do presidente interino Michel Temer. Durante os Jogos a nova linha 4 ainda estará restrita à chamada família olímpica.

 

Fonte Extra de 29/07/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a