DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

No G-20, expectativa sobre presença de líder brasileiro na China

PEQUIM - Na contagem regressiva para a cúpula do G-20, nos dias 4 e 5 de setembro, os chineses estão na maior expectativa em relação ao Brasil. Nos documentos que citam os chefes de Estado e de governo que estarão presentes não consta o nome do presidente interino, Michel Temer. Isso só deve acontecer em cima da hora, se ele for confirmado no cargo. A ordem, por enquanto, é limitar-se à expressão “líder” do Brasil para evitar gafes. Um funcionário do governo chinês perguntou ao GLOBO:

— Já se sabe quem virá? Ainda não está certo quem é o líder que está vindo?

Confirmado no cargo, a primeira viagem de Temer será à China. Estima-se que ele chegue a Xangai em 1º de setembro, para um evento com empresários chineses e brasileiros. No dia seguinte ele parte para Hangzhou, onde será a cúpula. Na sexta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, foi perguntado por jornalistas sobre o motivo de os documentos não apresentarem o nome de Temer:

— Já que você notou a sutileza, também deve saber o motivo. O Senado brasileiro está trabalhando no impeachment da presidente (Dilma Rousseff). O lado brasileiro disse que, uma vez que o processo esteja fechado, o líder brasileiro gostaria de participar da cúpula — disse Kang. — Estamos contentes com a participação do líder brasileiro na cúpula. Estamos preparados para trabalhar com o Brasil.

Os chineses estão ansiosos porque o impeachment pode atrasar a chegada de Temer, criando problemas para organizar um encontro entre ele e o presidente chinês, Xi Jinping. A votação no Senado pode terminar no dia 30 ou 31 de agosto, e Temer só partirá para a China — estima-se uma viagem de 26 horas — após tomar posse. Os governos dos dois países vêm trabalhando como se tudo estivesse certo, sem descartar a possibilidade de mudar os planos de última hora.

 

Fonte Extra de 29/08/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a