DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Rentabilidade do Fundo de Investimento do FGTS pode mudar após prejuízo

 

O Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS), que usa parte dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para aplicar em infraestrutura, será reformulado, e até a sua rentabilidade poderá ser alterada. A decisão foi tomada pelo Conselho Curador do FGTS, nesta terça-feira, que também aprovou o relatório de gestão relativo ao ano passado, que registrou um prejuízo de R$ 900 milhões. O relatório será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). A reformulação será feita a partir de sugestões de um Grupo de Trabalho que funcionará até o fim do ano.

— Pode mudar a rentabilidade. Não estou dizendo que vai. O conselho curador não ficou feliz com a rentabilidade do ano passado. O fundo tem grande potencial para crescer. Vamos discutir uma escala de prioridades entre os setores — afirmou Bolivar Moura Neto, coordenador-geral do FGTS no Ministério do Trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho, as proposições feitas pelo Grupo de Trabalho serão avaliadas e, para serem implementadas, precisam ser aprovadas pelo Conselho Curador. Além de financiar projetos de infraestrutura, o FI-FGTS foi criado para melhorar a rentabilidade do FGTS (de 3% ao ano mais a Taxa Referencial — TR). Pelas regras do fundo, a rentabilidade de referência é de 6% ao ano, mais a TR.

O conselho curador aprovou, sem ressalvas, as contas do ano passado, quando o FI-FGTS fechou com a menor rentabilidade da história, negativa em 3%. Houve impacto após o provisionamento de R$ 1,8 bilhão para cobrir os prejuízos do colapso da Sete Brasil, criada para construir e administrar os navios sondas do pré-sal.

— Queremos redefinir todos os critérios e rever alguns investimentos para deixar o fundo menos concentrado em apenas alguns setores, que estão assoberbados de recursos enquanto falta dinheiro para outros — explicou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

A Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela gestão do fundo, mas quem autoriza as liberações e os montantes a serem aplicados pelo fundo é o Conselho Curador do FGTS, formado por integrantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.

 

Fonte Extra de 31/08/2016


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a