DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Trabalhadores com alta do INSS, mas impedidos pela empresa de voltar a trabalhar, vão à Justiça



O pente-fino que o INSS começou a fazer nos auxílios-doença — e que fará nas aposentadorias por invalidez, a partir do ano que vem — pode aumentar um problema que o Judiciário brasileiro já enfrenta: a incerteza jurídica quando o trabalhador ganha alta na perícia de avaliação laboral feita pelo instituto, mas a empresa que o contratou não o aceita de volta, por considerar que ele ainda não está apto a retomar suas atividades.

De acordo com dados do INSS, 530 mil beneficiários de auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez passarão pelo reexame. Ainda segundo o órgão, deste universo, deverão retornar ao mercado de trabalho cerca de 130 mil pessoas. O movimento, alertam especialista, poderá gerar uma corrida ao Judiciário, visto que, muitas vezes, os segurados ficam numa espécie de limbo, entre o INSS e a empresa.
— Esse é o limbo previdenciário. O INSS alega que o trabalhador está apto para o trabalho, mas o médico da empresa, no momento da readmissão, afirma que não. O profissional fica sem o benefício e sem o salário, pois não pode trabalhar — explica a advogada e pesquisadora do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração de Justiça da Faculdade de Direito da UFMG, Sílvia Maria Xavier.

Um estudo mais recente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que os questionamentos das decisões do instituto — em especial as altas indevidas — já incham o Judiciário. O INSS ocupa o primeiro lugar no ranking dos cem órgãos mais acionados da Justiça, tanto na lista da primeira instância quanto na de Juizados Especiais.

— O INSS tem usado o Judiciário como uma segunda instância, quando a empresa atesta que o trabalhador não está apto ao trabalho após a alta do instituto. O órgão deixa para o juiz federal a análise da doença do segurado. Isso não pode acontecer — acrescentou Sílvia.

 

Segurado fica sem auxílio e rendimento

 

A situação tem causado dor de cabeça ao mecânico de manutenção Antônio da Costa Falque, de 55 anos, que está sem salário e sem o auxílio-doença porque foi considerado apto para trabalhar pelo INSS. Porém, após uma avaliação do médico da empresa, ele foi impedido de voltar, pois o problema de coluna que quase não lhe permite caminhar o impossibilita de exercer a função, que exige alto esforço físico.

— Depois de ficar com problemas na coluna, consegui a concessão do auxílio-doença em março deste ano e, após quatro meses, fui liberado pelo INSS numa perícia em que sequer me examinaram. Ao retornar para a empresa não pude trabalhar, pois ainda estou doente e sinto muitas dores — contou.

Agora, sem a renda do trabalho ou do auxílio-doença, o mecânico terá que esperar até 18 de novembro para uma nova perícia de reavaliação, que novamente decidirá se está apto ao trabalho.

Em resposta, o INSS informa que a perícia da gerência que atendeu o segurado segue o padrão de qualidade instituído, tanto do ponto de vista da técnica médico-pericial quanto do atendimento. Em casos como esse, orienta o instituto, o beneficiário deve registrar a reclamação pela Central 135.


DISPUTA

 

Como recorrer

Outra dificuldade encontrada pelo trabalhador quando ainda está doente e recebe alta do INSS é saber como recorrer à Justiça para reaver o benefício. Se tem vínculo empregatício, o segurado geralmente recorre à Justiça do Trabalho, dizem os especialistas. Porém, para questionar a perícia do INSS, ele deve entrar com um processo na Justiça Federal.

 

Dever da empresa

Quando um funcionário retorna do período de auxílio-doença, algumas regras precisam ser cumpridas. Como explica o advogado especialista em direito previdenciário, Eurivaldo Neves Bezerra, a empresa não pode encostar o trabalhador ou demiti-lo e, além disso, deve manter benefícios previstos em contrato. Em alguns casos, especialmente de auxílio-doença concedido por acidente de trabalho, existe uma estabilidade provisória de um ano. Além disso, o contratante tem que manter o depósito do FGTS e o plano de saúde.

 

Reabilitação

Em contrapartida, a empresa pode receber do governo incentivos e isenções fiscais quando cria programas de reabilitação, lembra Bezerra. Porém, situações como esta ainda são incomuns. Para o especialista, o importante é que a empresa apoie o funcionário no momento da doença.

 

Fonte EXTRA de 19/09/2016


 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a