DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

PIB da zona do euro avança 0,3% no 3º trimestre e inflação acelera

 

A economia da zona do euro cresceu no terceiro trimestre no mesmo ritmo lento visto no segundo e o núcleo da inflação desacelerou em outubro, reforçando as expectativas de que o BCE (Banco Central Europeu) decidirá prorrogar seu programa de compra de ativos em dezembro.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que o PIB (Produto Interno Bruto) nos 19 países que compartilham o euro cresceu 0,3% na comparação trimestral no período entre julho e setembro, e 1,6% na base anual.

Ambos os números repetiram as taxas registradas no segundo trimestre e corresponderam às expectativas de economistas em pesquisa da Reuters.

Os preços ao consumidor na região subiram 0,5% na comparação anual em outubro, estimou o Eurostat, contra avanço de 0,4% em setembro e de 0,2% em agosto, uma vez que a pressão da energia sobre o índice diminuiu.

Os preços da energia foram apenas 0,9% mais baixos em outubro do que 12 meses antes, ante queda de 3,0%.

No entanto, excluindo os preços mais voláteis de alimentos não processados e energia, a inflação foi de 0,7% na comparação anual, contra 0,8% nos cinco meses anteriores.

O BCE quer uma taxa maior da inflação geral —perto de 2% no médio prazo— e tem comprado títulos do governo da zona do euro para injetar mais dinheiro no sistema bancário e fazer com que os bancos emprestem para a economia real.

O BCE se reúne em dezembro e terá que decidir se prorroga as compras de títulos além do prazo inicial de março.

Autoridades do banco central têm dito que a política monetária expansionista será mantida até que a inflação esteja em uma trajetória sustentável para a meta. 

Fonte: Folha São Paulo  31.10.16


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a