DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Anvisa veta importação de remédio para câncer

 

 

 

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu ontem a importação, a distribuição, a comercialização, a divulgação e o uso em todo país do medicamento Anastrol 1mg, indicado para tratamento de câncer de mama, registrado pelo laboratório Libra do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a empresa não mantinha boas práticas de fabricação da droga.

Na resolução, a autarquia esclarece que a não renovação do registro do remédio se deu por problemas relacionados "à constância e à reprodutibilidade do processo de fabricação". Isso significa que a fórmula do medicamento não segue um padrão confiável.

O oncologista do Hospital Sírio-Libanês de Brasília Alessandro Leal explica que o remédio proibido é similar do Arimidex, do laboratório AstraZeneca. Ambos têm a substância anastrozol como princípio ativo. "Significa dizer que (o produto vetado) não é o medicamento de marca nem o genérico reconhecido pelo Ministério da Saúde. Ou seja, não há testes de bioequivalência e não se sabe se (o Anastrol) tinha o mesmo grau de eficácia dos demais", esclarece.

Segundo ele, o remédio é amplamente indicado para as pacientes com câncer de mama. A maioria dos 50 mil novos casos estimados por ano é tratada com bloqueio hormonal, e o anastrozol é uma das quatro substâncias usadas no tratamento. "O impacto é muito grande. Enquanto o remédio de marca custa em torno de R$ 600, o similar sai por aproximadamente R$ 100", avalia.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, Anderson Silvestrini, acrescenta que o anastrazol é indicado para tratamento do câncer em vários estágios da doença e que tem melhores resultados em mulheres qua já entraram na menopausa. O Correio tentou entrar em contato com o laboratório responsável pela produção do Anastrol, mas a empresa não obteve retorno.

 Correio Braziliense - 28/05/2013

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a