DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Governo edita MP para dividir recursos da repatriação com estados e municípios

BRASÍLIA - O governo publicou, nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial, a medida provisória (MP) 753, que partilha com estados e municípios os recursos arrecadados com a multa do programa de repatriação. A divisão desse dinheiro não estava prevista originalmente. A União concordava apenas em dividir a parcela obtida com o pagamento de Imposto de Renda (IR) recolhido pelos contribuintes que aderiram à repatriação. A multa ficaria toda nas mãos do governo federal.

No entanto, os governadores recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando ter direito também à multa. Como vários estados estão em graves dificuldades financeiras, a equipe econômica aceitou fazer essa partilha. Na mesma linha, os municípios também pediram o mesmo benefício e foram atendidos. Governadores vão receber cerca de R$ 5 bilhões e os prefeitos um pouco mais do que isso. Ou seja, a União abrirá mão de mais de R$ 10 bilhões, mas apenas metade desse valor em 2016.

O dinheiro será repassado a governadores e prefeitos por meio dos fundos de participação. No entanto, enquanto os estados vão receber os valores imediatamente, o que ajudará no pagamento do 13o salário dos servidores. Para os municípios, o dinheiro só será repassado em 1o de janeiro de 2017.

 

Fonte O Globo de 20/12/2016

 


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a