DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

FGTS: inconsistências no cadastro dificultam acesso a saldo de contas inativas

A perspectiva de sacar as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) levou um exército de trabalhadores a consultar o saldo para saber se tem direito à retirada. Cerca de 10 milhões de trabalhadores serão beneficiados, mas muitos ainda não sabem se possuem e o que são as contas inativas . O calendário de saque será anunciado ainda este mês pelo governo. O volume de demanda levou à instabilidade do serviço da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela gestão do fundo, nesta terça-feira. Além disso, os trabalhadores precisam procurar o banco para solucionar falhas e inconsistências nos registros pessoais e de cadastro na Caixa.

— No meu caso, eu não consigo acessar o extrato das minhas contas inativas através do site da Caixa ou pelo aplicativo. Estou aqui na agência para verificar minhas contas inativas e meu saldo total, mas como a demanda está muito grande o sistema está fora do ar — afirmou o técnico de eletrônica José Lúcio, de 53 anos.


Um caso bastante comum quando o trabalhador não consegue verificar o saldo das contas inativas é ter dois números de PIS, ou um número de PIS e outro do NIS (Número de Informações Sociais). Em vez de pedir o NIS do trabalhador, o departamento pessoal das empresa faz uma nova inscrição. A falha é similar ao caso do trabalhador com dois números de PIS diferentes, que pode ter sido causada por uma nova inscrição feita por um empregador quando uma carteira de trabalho é extraviada.

 

As novas carteiras digitais trazem o PIS impresso na primeira página. Já nas antigas, o número era registrado em "anotações gerais" e, por isso, uma informação importante é a data de saída do trabalho. O advogado Rodrigo Papazian, especialista em direito trabalhista e previdenciário, do escritório Vieira Cruz Advogados, lembra que erros nos nomes do trabalhador também poderão dificultar o saque no futuro.

— O cadastro pode estar desatualizado, por exemplo, se uma mulher usava o nome de solteira em uma empresa, e depois adotou o sobrenome do marido. A primeira providência é buscar uma agência da Caixa para identificar o problema. No caso da inconsistência do nome, o trabalhador será orientado a procurar a empresa para que ela faça a alteração. É uma chave, um código de acesso que a empresa detém. Se a empresa faliu, ou fechou o caminho poderá ser mais longo, e ele poderá ter que procurar a Junta Comercial da cidade — explica advogado Rodrigo Papazian.

A Caixa Econômica Federal orienta os trabalhadores a procurar uma agência para conferir o saldo do FGTS. De acordo com o banco, se o trabalhador tiver problemas no cadastro, a maior parte dos erros poderá ser solucionada na própria agência.

Sobre a queda no sistema do FGTS, o banco informou que “houve breve indisponibilidade” na base Rio para consultas e pagamentos na tarde desta terça-feira e que a consulta voltou a operar normalmente ainda em horário de atendimento.

 

Fonte O Globo de 01/02/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a