DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

IIE-Br cai 8,5 pontos em fevereiro ante janeiro, para 118,8 pontos, aponta FGV

Índice de incerteza da economia atinge menor nível desde maio de 2015, em reflexo de notícias como redução da inflação e dos juros

RIO - O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) caiu 8,5 pontos na passagem de janeiro para fevereiro, para 118,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 6. Com o resultado, o indicador alcança o menor nível desde maio de 2015, quando estava em 116,8 pontos.

"O retorno do indicador de incerteza ao nível de dois anos atrás sugere que, ao menos no front econômico, a incerteza vem diminuindo nos últimos meses. O resultado parece refletir notícias favoráveis como a redução da inflação e dos juros, além da aprovação da PEC de limitação de gastos públicos para os próximos anos. Apesar do alento é preciso cautela, uma vez que fatores externos, o andamento da Operação Lava Jato e contratempos durante a tentativa de aprovação de novas medidas como a reforma da Previdência podem reverter rapidamente a tendência de queda do indicador", avaliou o economista Pedro Costa Ferreira do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O novo índice mensal passou a integrar o calendário de divulgações de indicadores econômicos do Ibre/FGV no fim de 2016. O IIE-Br é composto por três componentes: o IIE-Br-Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais a frequência de notícias com menção à incerteza; o IIE-Br-Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões de empresas para a taxa de câmbio e para o IPCA; e o IIE-Br Mercado, baseado na volatilidade do mercado financeiro.

Em fevereiro, o IIE-Br Mídia teve recuo de 7,8 pontos, no segundo mês consecutivo de queda. O IIE-Br Mercado caiu 0,8 ponto, enquanto o IIE-Br Expectativa subiu 0,1 ponto.

"A incerteza econômica é um dos fatores que influenciam o movimento dos indicadores de confiança da economia, como identificado em evidências empíricas no Brasil para a indústria e os consumidores. Desta forma, a queda do IIE-Br no primeiro bimestre pode ter contribuído para a melhora dos indicadores de confiança divulgados pela FGVIBRE no período", ressaltou Ferreira na nota.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior ao dia 25 do mês de referência.

Fonte DCI de 06/03/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a