DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Biometria em bancos terá que ser opcional para clientes do Estado do Rio

Foi aprovado, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o projeto de lei 1.594/16, de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), que proíbe os bancos a obrigarem os correntistas a utilizarem biometria para fazer saques no Estado do Rio. A finalidade é resguardar as pessoas em caso de assaltos e sequestro.

 

Segundo o parlamentar, a biometria deve ser da vontade do correntista, e não uma exigência, já que valores em conta são de propriedade do mesmo:
 

— É certo que o objetivo dos bancos é prevenir os clientes contra fraudes, porém eles esquecem que a segurança pessoal do correntista está em risco. Na maioria das operações é necessário também a utilização do cartão magnético.

 

O projeto vai ser votado em segunda e última discussão na próxima terça-feira. Se aprovado, será encaminhado para sanção do governador.

 

Contas sem movimentação serão canceladas

Também na terça-feira, um projeto de lei da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB) foi aprovado, em segunda discussão. O texto determina que bancos não podem cobrar tarifas por contas correntes sem movimentação por mais de 120 dias. Pela proposta, o banco deverá informar ao cliente a não movimentação e se há interesse em mantê-la ou encerrá-la:

 

— Uma resolução do Banco Central do Brasil determinava o cancelamento da conta corrente que estivesse inativa por seis meses. Só que muitas pessoas abrem conta salário, e, ao sair do emprego, imaginam que o serviço será cancelado. No entanto, as taxas continuam chegando.

 

O projeto segue para sanção do governador.


Fonte Extra de 12/04/2017


•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a